Tesla entra como desafiante ao duopólio de inversores fotovoltaicos em telhados

Share

Da pv magazine Global

Dois fornecedores de inversores, Enphase e SolarEdge, dominam o mercado solar para telhados dos EUA. O primeiro fornece microinversores, enquanto o último fornece inversores string vinculados a otimizadores de potência em nível de módulo.

Juntos, os dois representam cerca de 90% do mercado dos EUA. A Roth Capital Partners disse em uma nota recente do setor que a Enphase detém cerca de 50% do mercado, enquanto a SolarEdge representa cerca de 40% a 45%.

A energia solar residencial está atualmente combalida, com os estoques da SolarEdge e da Enphase caindo até 70% em relação aos seus máximos em dezembro de 2022. As altas taxas de juros e as mudanças nas taxas de compensação de exportação de energia solar causaram uma retração significativa na demanda por novas instalações.

Phil Shen, diretor administrativo da Roth Capital Partners, alertou que essas forças podem continuar a pesar sobre a energia solar residencial até 2024. Ele prevê uma contração do mercado de 12% em todo o país em 2024. Isso pode significar a ruína para os preços das ações de empresas de alto crescimento como Enphase e SolarEdge.

A Roth Capital Partners também alertou que a Tesla pode tomar uma atitude para conquistar alguma participação de mercado no segmento de inversores solares para telhados. Atualmente é um importante fornecedor de baterias domésticas e, apesar de uma retração de 48% no seu negócio de energia solar para telhados, é um player significativo na energia solar residencial.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...