Atlas inicia operação de 600 MWp em Minas Gerais

Share

A Atlas Renewable Energy, líder internacional em geração de energia renovável, anunciou que suas usinas solares Lar do Sol e Casablanca, em Pirapora, Minas Gerais, estão totalmente operacionais e fornecendo energia limpa para Unipar e Anglo American, respectivamente. Juntos, esses projetos têm capacidade instalada de quase 600 MWp e irão gerar mais de 1,2 GW de energia limpa por ano.

A usina solar Lar do Sol atende a Unipar, produtora de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC da América do Sul. A usina solar de Casablanca fornece energia por meio de um PPA com a Anglo American, mineradora global, que possui operações de minério de ferro e níquel no Brasil.

“Ao optarem pelos PPAs, empresas como Unipar e Anglo American demonstram um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade. Além do fator ambiental, o investimento em energias renováveis traz competitividade comercial ao negócio e impacta positivamente as marcas”, afirma o gerente geral da Atlas Renewable Energy no Brasil, Luis Pita.

A Atlas Renewable Energy tem mais 4 GW de projetos contratados no mundo, dos quais 2,2 GW estão operacionais. Sua estratégia está focada em ofertar a transição energética para energia 100% limpa para grandes empresas.

Usina solar Lar do Sol

Alinhada aos seus objetivos de sustentabilidade, a Unipar se comprometeu a abastecer 80% de suas operações no Brasil por meio de projetos de autoprodução de energia renovável até 2024. Lar do Sol é um exemplo desse compromisso, que opera com base em um PPA de 19 anos assinado entre a Atlas e Unipar em 2021. Em 2022, as empresas criaram uma joint-venture para investir na usina.

Com 239 MWp de capacidade instalada e geração de 540 GWh/ano, o Lar do Sol fornece energia para a usina de Cubatão, da Unipar, que produz o cloro utilizado no tratamento da água que abastece mais de 60 milhões de pessoas.

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) concedeu empréstimo de R$ 407 milhões para financiar o projeto.

Usina solar Casablanca

O PPA de 15 anos assinado entre a Atlas e a Anglo American está alinhado ao Plano de Mineração Sustentável da mineradora, que, entre diversas metas e objetivos, visa atingir emissões líquidas zero de carbono em todas as suas operações até 2040. A assinatura deste contrato tem ajudou a Anglo American a alcançar uma matriz elétrica 100% renovável em seus projetos no Brasil – um marco alcançado recentemente pela empresa.

Com mais de 800 mil módulos fotovoltaicos bifaciais, Casablanca tem capacidade instalada de 359 MWp, gerando 820 GWh/ano, o que evitará a emissão de 61,5 mil toneladas de CO² por ano.

A Atlas financiou este projeto com um empréstimo de € 150 milhões obtido do BID Invest em 2021.

Capacitação e emprego local

Entre as iniciativas socioambientais atreladas aos projetos, o programa “Todos fazemos parte da mesma energia” capacitou mais de 334 mulheres locais sobre vários aspectos, como montagem de painéis solares, fiação elétrica e alvenaria. Mais de 75% das participantes foram empregadas por empreiteiros da Atlas durante a construção dos dois projetos.

Novos projetos solares em Minas Gerais

A Atlas já está construindo novas usinas solares para atender consumidores no mercado livre. A companhia anunciou em abril um acordo com a produtora de alumínio Albras para um projeto de 902 MWp localizado em Paracatu, Minas Gerais.

A Atlas Renewable Energy faz parte do Energy Fund IV, fundado pela Actis, investidores de private equity no setor energético.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.