Minas Gerais atinge 6 GW de geração solar em operação

Share

Minas Gerais atingiu o marco histórico de 6 GW de geração solar fotovoltaica em operação. O resultado alcançado consolida o estado como gerador de cerca de um quinto da energia solar produzida em todo o país (19,2%), de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São 3,08 GW na geração centralizada e 2,99 GW na geração distribuída.

“Minas é o maior gerador de energia solar fotovoltaica do Brasil, e mantemos o pioneirismo com trabalho constante, evidenciado pelo crescimento exponencial, onde saltamos de 4 GW para 6 GW em apenas dois meses”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Passalio.

A fonte solar corresponde a 15,86% da matriz energética mineira. O estado lidera o setor de geração solar centralizada no Brasil, representando 32% da capacidade total instalada do país. Na geração solar distribuída, Minas compreende 13,58% do total de potência instalada.

Somente de janeiro a junho de 2023, cerca de 1.102 MW de geração centralizada solar entraram em operação nos municípios de Jaíba, Janaúba, Pirapora, Araxá e Varginha. Ao mesmo tempo, cerca de 449 MW de geração distribuída solar entraram em operação em todo o estado, totalizando um acréscimo de 1,55 GW de energia solar operacional, o maior valor dentre todos os estados brasileiros. Todos os 853 municípios de Minas Gerais possuem ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica.

Sol de Minas

O Projeto Sol de Minas tem ajudado a alavancar o protagonismo do estado no setor desde 2019. Desde a criação do projeto, o estado passou de 518,55 MW de potência instalada em energia fotovoltaica em 2018, para e 6.000 MW em 2023, crescimento superior a 11 vezes.

Entre as ações do programa, se destacam a capacitação dos gestores municipais para a atração de investimentos e criação de políticas públicas para o setor solar, como a elaboração de incentivos fiscais para produção de energia elétrica de fonte renovável e a simplificação do procedimento de licenciamento ambiental para geração de energia solar.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...