O ranking de confiabilidade de 250 módulos solares

Share

Da pv magazine Latam 

PVEL, um laboratório de testes independente para a indústria solar, publicou seu “2023 PV Module Reliability Scorecard”. A edição deste ano nomeia 250 tipos de modelos de módulos fotovoltaicos de 35 fabricantes como “top performers” nos testes PVEL, o maior número na história da empresa.

O relatório resume os resultados do Programa de Qualificação de Produto de Módulo FV (PQP), um regime de teste estabelecido pela PVEL em 2012 para fornecer dados empíricos para benchmarking de módulos fotovoltaicos e modelagem de desempenho financeiro e energético no nível de projeto.

Agora em sua nona edição, o relatório não se limita a testes de módulos. Sua versão atual inclui fatores adicionais, como molduras, vidros, células, backsheets, encapsulantes e caixas de junção. Na categoria backsheet, por exemplo, foram testados 24 modelos de backsheet, 47% deles com backsheet e 53% com backglass para cobrir e proteger o verso dos módulos.

Quanto às tecnologias de módulo, o PERC tipo p ainda é a tecnologia dominante entre os melhores desempenhos, o TOPCon também está subindo para o topo. Existem 37 tipos de modelos TOPCon classificados como “top performers” este ano, contra apenas um em 2022. Heterojunção (HJT) também está em ascensão, com nove módulos HJT classificados como “Top Performers”, acima de apenas dois no ano passado .

“A tecnologia solar e o cenário dos fabricantes continuam a evoluir rapidamente e, com a persistência de problemas de fornecimento de módulos, os compradores precisam de orientação sobre como obter os melhores módulos possíveis para seus projetos”, disse Tristan Erion-Lorico, vice-presidente de vendas e marketing da PVEL . “Nosso Scorecard 2023 apresenta uma lista verdadeiramente global de fabricantes de módulos. Para compradores de todo o mundo que procuram entender as diferenças críticas entre tecnologias de células e projetos de módulos, nosso Scorecard fornece muitos insights importantes e uma maneira fácil de pesquisar as melhores opções disponíveis comercialmente para desenvolvedores.”

Embora possa parecer que a qualidade geral melhorou devido ao número crescente de fabricantes e modelos de alto desempenho, a porcentagem de fabricantes com falha também aumentou. Além disso, quase um terço das listas de materiais testadas teve pelo menos uma falha durante o teste e 15% das listas de materiais tiveram uma falha antes do teste de estresse.

Os módulos testados para o Scorecard 2023 foram fabricados em 12 países diferentes, com vendas em todo o mundo. Também estão incluídos no Scorecard deste ano estudos de caso de fábrica e de campo, mostrando como o desempenho do mundo real é abordado por meio de testes de confiabilidade.

A participação no Scorecard PQP e PVEL é voluntária para os fabricantes e apenas os tipos de modelo de módulo de melhor desempenho são mencionados no Scorecard. Até o momento, a PVEL testou mais de 500 listas de materiais de mais de 60 fabricantes para módulos fotovoltaicos PQP.

O Scorecard está disponível publicamente em formato digital e inclui um banco de dados pesquisável e exportável. Os melhores resultados podem ser filtrados por teste PQP, tecnologia celular, localização da fábrica, classe de potência e muito mais. Os resultados da pesquisa também podem ser baixados e exportados diretamente do site.

O Cartão de pontuação de confiabilidade do módulo fotovoltaico 2023 pode ser acessado aqui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Um resumo dos lançamentos na Intersolar 2024
06 setembro 2024 Empresas ampliaram ofertas de armazenamento e inversores híbridos, mirando diversas aplicações para consumidores de pequeno e grande porte. Confira al...