Restrições de transmissão de geração renovável aumentaram 40% na Austrália em 2022

Share

Da pv magazine Global

A Austrália se encontra em uma posição um tanto incômoda, pois precisa de mais geração renovável, mas simultaneamente restringe a quantidade de geração renovável em grandes áreas da rede elétrica nacional. Para agravar, alguns agentes estão argumentando que a ampliação da transmissão é a única maneira de sair dessa situação, mas a estrutura da Austrália para avaliar novos projetos de transmissão foi considerada inadequada.

A redução de geração de projetos renováveis por limitações na tranmissão (‘curtailment’) aumentou quase 40% no ano passado, disse Daniel Westerman, CEO da AEMO, operador nacional do sistema, em um fórum em Sydney em 15/05. Os estados mais afetados são Victoria e New South Wales (NSW), embora os problemas se estendam a partes de Queensland.

“Da nossa sala de controle, podemos ver que quantidades crescentes de geração solar e eólica estão sendo reduzidas porque não há capacidade de transmissão suficiente para transportá-la”, disse Westerman.

“De janeiro a março, as conexões de Victoria para NSW e Tasmânia estiveram em seus limites por 42% e 57% do tempo, respectivamente. E durante as horas em que o sol está produzindo elétrons livres, as conexões estiveram ligadas por dois terços do tempo à NSW e mais de 80% do tempo à Tasmânia”, disse ele. “Em outras palavras, partes de nossa rede de energia estão em um impasse”.

Ian Learmonth, CEO da Clean Energy Finance Corp. (CEFC) da Austrália, disse que a Austrália está bem abaixo de onde precisa estar para atingir suas metas climáticas – ou seja, 43% de redução de emissões e mais de 80% de geração renovável na rede nacional até 2030.

“Para atender a essas metas muito ambiciosas em relação a energia renovável e emissões, precisamos instalar cerca de 29 GW de energias renováveis em larga escala”, disse Learmonth. “São cerca de 3,6 GW por ano ou 300 megawatts por mês. É um parque eólico substancial por mês”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...