BYD vê possibilidade de extensão de projeto com pequenos produtores rurais até 2028

Share

A BYD vê potencial para ampliar o projeto de construção de usinas de geração distribuída em terrenos alugados de pequenos produtores rurais, segundo o diretor comercial da companhia no país, Marcelo Santos. A companhia participa da Intersolar Summit Nordeste, onde apresentou sua solução integrada com baterias de lítio, geração de energia e mobilidade elétrica.

“Hoje no mercado os módulos, inversores e veículos elétricos são cada um de uma marca. Isso torna a comunicação entres os componentes do sistema menos eficiente. Na BYD, todas as tecnologias, hardware e software, já  são projetadas para conversarem”, disse Santos à pv magazine.

A companhia tem incentivado a venda casada nas concessionárias automotivas parceiras. “Toda venda de carro vai com o módulo, com garantia da fábrica”, conta Santos. Atualmente, a empresa tem acordos com 30 concessionárias de veículos no país.

A região Nordeste é um importante foco de negócios para a BYD, para onde a companhia pretende expandir a produção de veículos elétricos, após a aquisição da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. Na capital do estado, Salvador, a companhia também desenvolve o projeto de um skyrail (monotrilho).

A região também é  uma forte candidata a receber os projetos fotovoltaicos da parceria com a Orion-E, que prevê a construção de 100 MW de GD solar até 2025. O foco da parceria são os pequenos produtores rurais, que podem aumentar sua renda em até 40% alugando parte de suas terras para a instalação de sistemas de 100 kW, que serão construídos pela BYD e comercializados pela Orion-E, com foco em atendimento a consumidores comerciais.

“Não vai parar nas mil usinas. Esse projeto deve ir até 2028, pode chegar a 7 mil sistemas instalados (700 MW)”, comenta Marcelo. Ele diz que o impacto social é um importante componente do projeto, motivo pelo qual os participantes devem ter um limite de renda.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.