Usina solar flutuante de 1,2 MW entra em operação em MG

Share

A distribuidora elétrica Creral e a empresa de engenharia elétrica Mil Engenharia, ambas sedeadas em RS, colocaram em operação o que descreveram como a maior usina solar flutuante do Brasil.

A UFV Veredas Sol e Lares tem uma capacidade instalada de 1,2 MWp e está situada no lago da pequena central hidrelétrica de Santa Marta, no município de Grão Mogol, Minas Gerais. Tem a capacidade para atender 1.250 famílias no modelo de geração distribuída por autoconsumo remoto em 21 municípios mineiros nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo.

A usina cobre uma área de 11 mil metros quadrados sobre o lago. Conta com 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e filme fino, e mais 7.600 flutuadores e 60 mil metros de cabos, de acordo com nota da Creal. A instalação conta também com 14 inversores de fabricante não divulgado.

A construção começou em setembro de 2022 e a partir da entrada em operação este mês, o consorcio gaúcho fica responsável por operar a usina durante um ano, período em que uma equipe será preparada para continuar a operação, segundo a Creal.

O presidente da Creal, Alderi do Prado, destacou o potencial de usinas hibridas para a aumentar a geração elétrica da empresa.  “Temos sete usinas hídricas em operação e outras em construção e projetos. Com o conhecimento que adquirimos temos agora a possibilidade de também implementar a geração híbrida utilizando a lâmina d’água das nossas usinas, o que pode aumentar muito a nossa capacidade de geração”, afirmou do Prado.

De acordo com um estudo recente, o Brasil é o terceiro país do mundo com maior potencial de geração solar flutuante, em grande parte devido a tremenda oportunidade para hibridização com usinas hidrelétricas. De acordo com outro estudo, o estado de Minas Gerais tem o maior potencial de geração de solar flutuante, com 6 GW.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.