Fotovoltaica será a principal fonte instalada no mundo em 2027, segundo IEA

Share

A Agência Internacional de Energia publicou seu relatório “Renewables 2022”, no qual compartilha suas previsões sobre a implantação de tecnologias de energia renovável nos setores de eletricidade, transporte e aquecimento até 2027 com base nas políticas atuais e na evolução do mercado; enquanto explora os principais desafios do setor e identifica as barreiras que impedem um crescimento mais rápido.

Segundo a Agência, vivemos “a primeira crise energética verdadeiramente global, desencadeada pela invasão russa da Ucrânia”, que “deu um impulso sem precedentes às energias renováveis”. Assim, “as interrupções no fornecimento de combustíveis fósseis evidenciaram as vantagens da eletricidade renovável gerada internamente para a segurança energética, o que levou muitos países a fortalecer suas políticas de apoio às energias renováveis”. Além disso, o aumento dos preços dos combustíveis fósseis em todo o mundo melhorou a competitividade da geração solar fotovoltaica e eólica em comparação com outros combustíveis.

2.400 GW até 2027

Como resultado, a expansão da capacidade renovável nos próximos cinco anos será muito mais rápida do que o esperado apenas um ano atrás, e no período entre 2022-2027, as renováveis ​​crescerão quase 2.400 GW de acordo com a principal previsão. Isso representa uma aceleração de 85% em relação aos cinco anos anteriores e quase 30% a mais do que o previsto no relatório do ano passado. Além disso, torna-se “a maior revisão para cima da nossa história”.

As renováveis ​​serão responsáveis ​​por mais de 90% da expansão da capacidade global de eletricidade durante o período de previsão e ocorrerão principalmente na China, União Europeia, Estados Unidos e Índia.

A eletricidade de fontes eólicas e solares fotovoltaicas mais do que dobrará nos próximos cinco anos, contribuindo com quase 20% da geração global de eletricidade até 2027. Essas tecnologias variáveis ​​respondem por 80% do aumento global na geração renovável durante o período de previsão, o que requerem fontes adicionais de flexibilidade do sistema elétrico.

O sol na liderança

A capacidade instalada de energia solar fotovoltaica superará a do carvão em 2027 e se tornará a maior do mundo. A capacidade solar fotovoltaica cumulativa quase triplica na previsão da AIE, crescendo quase 1.500 GW no período, superando o gás natural em 2026 e o ​​carvão em 2027.

As adições anuais de capacidade solar fotovoltaica aumentarão a cada ano nos próximos cinco anos, apesar dos custos de investimento atuais mais altos devido aos altos preços das commodities. A geração solar distribuída também crescerá.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...