ABGD firma acordo de cooperação técnica com a UFSM

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) firmou, nesta quinta-feira (7), um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com vigência de cinco anos. A parceria prevê a colaboração mútua em projetos de ensino, pesquisa, extensão e ações na área de energia e geração distribuída.

“A ABGD enxerga esse acordo de cooperação como uma oportunidade para impulsionar a inovação e a sustentabilidade no setor de geração distribuída. A união de forças com a UFSM fortalece o compromisso da ABGD em promover avanços tecnológicos e soluções inovadoras para os desafios da GD. Esta colaboração visa não apenas o aprimoramento acadêmico e técnico, mas também contribuir para o progresso da geração distribuída no cenário nacional”, afirma Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

Além da cooperação mútua em conhecimento e experiência, por meio da parceria, a ABGD oferece descontos ou gratuidade em eventos e ações organizadas pela entidade aos servidores e alunos da UFSM.

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.