BNDES aprova R$ 233 mi à Tec.to para expansão de data center em Fortaleza (CE)

Share

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de aproximadamente R$ 233,46 milhões à Tec.to Data Centers, do grupo V.tal, para a expansão do Mega Lobster, data center localizado em Fortaleza (CE), o maior da região Nordeste. A operação, com recursos do programa BNDES Fust e da linha Investimentos em Data Centers do BNDES Finem, corresponde a cerca de 40% do total estimado a ser investido.

O Mega Lobster já está em operação desde outubro do ano passado, com 3 megawatts (MW) de capacidade de TI instalada. A expansão ocorrerá em etapas, acompanhando a crescente demanda dos clientes, com previsão de alcançar 20 MW até dezembro de 2029.

Fortaleza foi escolhida como sede do empreendimento por sua posição estratégica no ecossistema digital, impulsionada pela alta concentração de cabos submarinos internacionais, que conectam o Brasil à América do Norte, Europa e África. A capital cearense abriga atualmente três data centers da Tec.to.

A estimativa é que as obras de expansão do projeto gerem cerca de 400 postos de trabalho diretos e indiretos. Após a conclusão das etapas previstas, o data center deverá empregar cerca de 30 profissionais, direta e indiretamente.

A V.Tal tem acordos de aquisição de energia renovável para abastecer seus data centers no Brasil com a Atiaia e a Atlas Renewables, incluindo as operações do Mega Lobster.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasil já soma mais de 500 MWh em baterias junto à carga e pode adicionar ao menos 650 MWh em 2026, afirma Sungrow
30 janeiro 2026 Fabricante aponta crescimento exponencial do armazenamento em aplicações residenciais, comerciais, industriais e no agronegócio, impulsionado por apag...