A V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital com sede em São Paulo, fechou dois contratos de fornecimento de energia no mercado livre, um com a Atlas Renewable e outro com a Atiaia, que somam 947 GWh de energia por ano.
Com a Atlas, o acordo envolve o fornecimento de 710 GWh por ano, da usina fotovoltaica Draco, localizada em Arinos, Minas Gerais. A energia produzida vai suprir a demanda dos prédios da V.tal, distribuídos por todas as regiões do Brasil e o parque de data centers atual e futuro da Tecto, unidade de negócios de data centers da empresa.
A usina Draco, que tem uma capacidade de geração total de 1.150 GWh por ano, também tem contratos de fornecimento com a Rede de hospitais e clínicas Primavera Saúde e a empresa do setor avícola Rivelli.
“Esse acordo com a V.tal reforça o posicionamento da Atlas em fornecer soluções inovadoras para o abastecimento de energia sustentável e a descarbonização de setores variados da economia, estabelecendo nossa presença no setor de data centers. Nossas soluções personalizadas em energia têm como objetivo transformar a maneira como empresas de infraestrutura digital operam e contribuem para o crescimento e competitividade dessa indústria”, destaca Fábio Bortoluzo, country manager da Atlas Renewable Energy no Brasil.
Já com a Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia do Grupo Cornélio Brennand, a parceria para autoprodução de energia com a V.tal envolve 237 GWh/ano de geração solar para atender as operações de data centers da Tecto.
A energia será proveniente das usinas fotovoltaicas Sol do Agreste I, IV e V, localizadas no município de Tacaimbó, em Pernambuco. As UFVs fazem parte do Complexo Fotovoltaico Sol do Agreste que ocupa áreas nos municípios de Tacaimbó e São Caetano, no agreste pernambucano.
“Essa parceria é mais um passo importante na estratégia de crescimento da Atiaia, pois potencializa o nosso papel de agente de transformação sustentável em benefício da transição energética. Fornecer energia renovável para a maior empresa de infraestrutura digital da América Latina é fruto de muito trabalho de todo time Atiaia e motivo de muito orgulho para todos nós”, afirma Rodrigo Assunção, CEO da Atiaia.
A energia gerada pelas usinas contribuirá para evitar a emissão de toneladas de CO2 entre 2026 e 2041 e os projetos representam um impulso relevante para o desenvolvimento da economia local nas fases de construção e operação.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.