Consulta pública discute regras de conexão de eletromobilidade à rede elétrica

Share

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou abertura de Consulta Pública (CP42/2025) para receber contribuições da sociedade com o objetivo de aprimorar as regras para conexão de carregadores de veículos elétricos à rede de distribuição de energia.

A proposta foi elaborada por técnicos da Aneel com base em informações fornecidas pelas distribuidoras de energia, por outros interessados e em resultados de projetos-piloto já realizados. O objetivo é tornar o processo de conexão mais eficiente e alinhado ao crescimento do uso de veículos elétricos no Brasil.

Um estudo da Empresa da Pesquisa Energética (EPE) projeta que a demanda de energia para veículos crescerá de 338 GWh em 2024 para 8.021 GWh em 2034. Por outro lado, a estrutura de recarga pública não cresce no mesmo ritmo, o que pode se tornar um entrave para a disseminação da tecnologia no país. Por isso, a Aneel abre a discussão para mapear quais são os possíveis entraves e como a regulação pode propiciar o avanço da eletromobilidade no Brasil.

A mobilidade elétrica traz uma mudança profunda que envolve a integração com redes inteligentes, fontes renováveis, políticas públicas e novos modelos de negócios, além de ser fundamental na transição energética e descarbonização dos transportes diante das urgências climáticas e da necessidade de modernização urbana.

A Consulta Pública receberá contribuições de 11 de dezembro de 2025 a 10 de março de 2026, pelo e-mail: .

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Absolar projeta queda de 7% no mercado solar em 2026 com impacto de curtailment
10 dezembro 2025 Seria o segundo ano consecutivo de retração, com a capacidade adicionada em 2025, de 10,6 GW, representando uma queda de 24% em relação aos 15 GW adic...