Civil Towers, em Salvador, receberá sistema de baterias 215 kWh instalado pela GreenYellow

Share

O Civil Towers, um dos endereços corporativos mais modernos da capital baiana, será o primeiro edifício do país a receber um sistema de armazenamento de energia (BESS, Battery Energy Storage System) da GreenYellow, multinacional francesa referência global em descarbonização e eficiência energética. O contrato, que deve trazer uma redução de 15 a 20% na conta de energia elétrica do empreendimento, foi viabilizado em parceria com a 3P Energia, que atua no desenvolvimento, construção e implantação de soluções em geração, transmissão, distribuição e armazenamento de energia.

Localizado no bairro Costa Azul, polo de negócios que se consolida como um dos mais dinâmicos de Salvador, o empreendimento passa a ser vitrine nacional de uma tecnologia que promete transformar a forma como empresas gerenciam o consumo de energia. O sistema, com 215 kWh de armazenamento e 108 kW de potência, será operado no modelo load shifting, que consiste em armazenar energia em horários fora de ponta, quando a tarifa é mais baixa, para utilizá-la nos horários de pico, quando o custo da energia é mais elevado.

“O principal benefício está na arbitragem local da energia, que permite gerenciar melhor o consumo nos horários mais caros. Em cidades como Salvador, onde o custo no horário de ponta é elevado, a tecnologia ajuda a mitigar esse impacto de forma inteligente, sustentável e financeiramente viável”, explica Giovanni Milani, Head Comercial de BESS da GreenYellow. Na Bahia, a tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD) pode superar os R$ 3.200,00/MWh no horário de pico — uma das mais altas do país. Com a operação no modelo load shifting, o sistema armazenará energia nos períodos em que a tarifa é mais baixa, liberando-a nas horas de maior demanda.

“Adotar essa tecnologia reforça nossas metas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa. Reduzimos custos e impactamos positivamente o meio ambiente, além de posicionar o Civil Towers como referência em inovação energética na cidade. É essencial estarmos atentos aos desafios e possibilidades que nos permitem manter um ambiente mais saudável e sustentável”, comenta Lydia Marback, Diretora de Patrimônio do Grupo Civil e Síndica do Condomínio Civil Towers. Além do armazenamento com controle de demanda, o projeto inclui 42 kWp em módulos fotovoltaicos e um inversor de 30 kW AC, reforçando o compromisso com a eficiência.

“Estamos muito felizes com essa parceria, que reflete nosso compromisso conjunto com a inovação e a eficiência energética. A implantação do primeiro sistema BESS da GreenYellow no país reforça o papel da 3P Energia em tornar o futuro da energia mais sustentável e tecnológico.”, afirma Vinicius Mariano, CEO da 3P Energia.

Presente em 15 países e com mais de 1.300 clientes corporativos, a GreenYellow evita anualmente a emissão de 427 mil toneladas de CO₂ com seus projetos. “Este projeto em Salvador reforça nosso compromisso em oferecer soluções economicamente viáveis e sustentáveis, com disponibilidade garantida. É o primeiro passo de uma nova etapa da transição energética no Brasil”, conclui Milani.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Busca online sobre energia solar cresce 50% com aumento na conta de luz
07 novembro 2025 Levantamento da Descarbonize Soluções aponta que bandeira vermelha pelo sexto mês consecutivo motiva consumidores a buscarem alternativas para diminui...