Fábrica de gelo no interior paulista migra para o mercado livre e complementa geração fotovoltaica

Share

A Gelo Cristal, empresa especializada na venda de gelo em cubos e triturado e localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, obteve uma economia de cerca de 30% na conta de energia elétrica em 2024 com a migração para o mercado livre de energia com o apoio da comercializadora varejista Armor Energia. Há alguns anos a empresa já havia investido na geração de energia solar para consumo próprio.

“É um valor significativo, porque a energia elétrica está entre os três maiores custos de produção”, explica diretor da empresa, Anderson Luiz Silvério.

“Atualmente há muitas oportunidades para empresas de pequeno e médio porte no Mercado Livre, que proporcionam economia e a possibilidade de investir em transição energética, com a aquisição de eletricidade gerada por fontes renováveis”, destaca o diretor-executivo da Armor Energia, Fred Menezes.

A conta de luz sempre foi um dos principais custos de produção na Gelo Cristal, ao lado das despesas com óleo diesel para a distribuição e de plástico, para as embalagens. “No período de maior demanda, o gasto com energia chega a R$ 45 mil por mês, então uma redução de 30% é muito significativa”, explica Silvério. Além da produção de gelo, a manutenção de freezers e câmaras de refrigeração contribuem para o alto consumo de eletricidade deste setor.

A economia na conta de luz permitiu que a empresa investisse em inovação, maquinário novo e uma ampliação da capacidade de produção. “Vai dobrar, vamos de 45 toneladas/dia para 90 toneladas/dia”, conta Silvério. “É uma economia que você divide em vários setores, então o dinheiro economizado está sendo usado para expandir nossos negócios”, acrescenta o empresário.

Atualmente, a geração distribuída com painéis solares atende a 40% da demanda de energia da Gelo Cristal, complementada pela energia adquirida no Mercado Livre, que representa 60% do consumo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Com queda de preços, sistemas residenciais ampliam representatividade em GD, diz Greener
30 setembro 2025 Preços de sistemas de até 150 kWp instalados em telhados caíram em média 7,5% em relação a junho de 2024, enquanto sistemas com mais de 150 kWp tivera...