Lançado na abertura da Conferência do Clima da ONU COP29 em Baku, Azerbaijão, o Cenário de 1,5°C da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) descreve um caminho para zerar as emissões líquidas do setor de energia até meados do século, oferecendo uma estrutura para os governos desenvolverem estratégias de transição energética que alinhem melhor o planejamento energético com as políticas climáticas para canalizar o investimento.
O World Energy Transitions Outlook 2024 mostra que as atuais promessas dos países podem reduzir as emissões globais de CO2 relacionadas à energia em 3% até 2030 e 51% até 2050. Alcançar as metas globais de triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030, conforme acordado na COP28, manteria a transição energética no caminho para emissões líquidas zero até 2050. Essas metas para 2030 são cruciais para limitar o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 °C, conforme destacado pelo Consenso dos Emirados Árabes Unidos.
No entanto, ainda há uma lacuna significativa entre os anúncios políticos e os planos e políticas reais dos países. Os planos e metas nacionais estão definidos para fornecer apenas metade do crescimento necessário em energia renovável até 2030. Os investimentos em energia renovável, redes e flexibilidade, eficiência energética e conservação devem aumentar drasticamente para atender às metas de energia renovável e eficiência, totalizando US$ 31,5 trilhões de 2024 a 2030.
Também há grandes disparidades geográficas em termos de adições e investimentos renováveis, causando desigualdades na transição energética global. Embora o investimento renovável tenha geralmente aumentado, ele continua concentrado em alguns países, deixando grande parte do Sul Global para trás.
Além disso, com mais de 70% de fornecimento de energia, os combustíveis fósseis continuam a dominar a matriz energética em várias das maiores economias, os maiores emissores de CO2 do mundo. Para atingir a meta de 1,5 °C, o G20 deve triplicar sua capacidade instalada de energia renovável até 2030, atingindo 9.400 gigawatts (GW), e expandi-la sete vezes até 2050 para 24.900 GW, em comparação com os níveis de 2023.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.