Preços de células solares chinesas estáveis ​​em um mercado tranquilo

Share

Da pv magazine Global

Os preços das células foram avaliados como estáveis ​​na semana até terça-feira, já que o mercado chinês permaneceu fechado de 15 a 17 de setembro para o festival de meados do outono. Os preços das células FOB China Mono PERC M10 e TOPCon M10 ficaram estáveis ​​em US$ 0,0354/W, enquanto os preços das células FOB China Mono PERC G12 foram avaliados em US$ 0,0372/W, inalterados semana a semana, na ausência de atividade comercial.

A demanda estava lenta com os participantes do mercado afastados pelos feriados. Os recentes declínios de preços no segmento de células, em meio a incertezas sobre quando essa tendência de queda iria parar, também diminuíram o entusiasmo. Os preços das células M10 PERC caíram 21,68% desde janeiro deste ano, enquanto os preços das células M10 TOPCon caíram 39,4% no mesmo período até terça-feira, de acordo com dados da OPIS.

Uma redução adicional nos preços das células resultaria no fechamento das linhas de produção pelos produtores de células, já que os preços atuais das células estavam abaixo dos custos de produção. Por outro lado, alguns participantes do mercado esperam um ligeiro aumento nos preços das células após os feriados, já que os fabricantes de células têm ponderado aumentos de preços em meio a ligeiros ganhos no segmento de wafer upstream nas últimas semanas.

No mercado doméstico chinês, os preços estavam estáveis. O Mono PERC M10 e o TOPCon M10 foram avaliados inalterados em CNY 0,290 ($ 0,041)/W, semana a semana, enquanto os preços do Mono PERC G12 ficaram estáveis ​​em CNY 0,300/W em relação à semana anterior.

A China exportou cerca de 4,65 GW de células solares em julho, com a maioria destinada à Índia, disse uma fonte da indústria.

Novas exigências na Índia e EUA

Fora da China, o Ministério de Energia Nova e Renovável (MNRE) da Índia está buscando feedback sobre diretrizes de rascunho para uma Lista Aprovada de Modelos e Fabricantes (ALMM) especificamente para células solares, visando implementação em 1º de abril de 2026, de acordo com um memorando emitido em 7 de setembro.

O memorando declarou que todos os projetos sob a alçada da ALMM devem obter seus módulos fotovoltaicos de modelos e fabricantes incluídos na Lista ALMM-I para módulos solares fotovoltaicos. Esses módulos devem, por sua vez, usar células solares fotovoltaicas de modelos e fabricantes na Lista ALMM-II para células solares fotovoltaicas.

Na sexta-feira, autoridades comerciais dos EUA bloquearam as novas tarifas de 50% da Seção 301 para células, montadas em módulos ou não, fora da China. Elas entrarão em vigor em 27 de setembro. Mais interessante, o USTR no mesmo aviso propôs que a mesma tarifa se aplicasse ao polissilício e wafers fora da China. Isso levaria as empresas chinesas a repensar completamente suas cadeias de suprimentos. A proposta sobre polissilício e wafers estará sujeita a um período de comentários públicos, cujos detalhes serão comunicados separadamente.

A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível de aviação, GLP/NGL, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis ​​e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...