Enel Chile inicia operação comercial de seu maior projeto híbrido no país

Share

Da pv magazine LatAm

A Enel Chile iniciou a operação comercial de sua nova usina fotovoltaica, o PFV Las Salinas estágios 1, 2 e 3, com capacidade instalada líquida de 205 MW, que operará em conjunto com um de seus parques eólicos, o Sierra Gorda Este de 112 MW.

Localizado a aproximadamente 60 quilômetros da cidade de Calama, o projeto híbrido Las Salinas é composto por um total de 458.044 painéis do tipo bifacial. O parque eólico foi comissionado em 2017. A Enel Green Power obteve aprovação ambiental para o projeto solar Sierra Gorda de 404 MW em maio de 2021. Não conhecida como Las Salinas na época, era a maior usina fotovoltaica do Chile e planejava ser hibridizada com o parque eólico.

Dessa forma, ambas as unidades operarão em conjunto, “tornando-as o maior centro de geração renovável híbrida em escala industrial do país, capaz de gerar cerca de 910 GWh por ano, energia suficiente para abastecer mais de 415.000 lares chilenos”, segundo a Enel.

No final de 2023, a Enel Green Power Chile anunciou planos de investir US$ 2,3 bilhões no Chile até 2026. Desse total, 44% serão alocados para o desenvolvimento de projetos de energia renovável, como energia solar fotovoltaica e eólica, com outros 25% alocados para tecnologias de armazenamento.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...