Rastreador da MTR recebe certificação IEC 62817 da UL Solution

Share

O tracker solar fabricado pela MTR recebeu o certificado IEC 62817 da certificadora espanhola CERE by UL Solution. Esse certificado atesta aos clientes da MTR que o projeto desenvolvido pela fabricante está de acordo com as normas técnicas e também garante a sustentabilidade da empresa.

A norma IEC 62817  garante que os trackers solares operem de forma eficiente, maximizando a captação de energia solar ao longo do dia através de um rastreamento preciso do movimento do sol. A norma aborda aspectos de segurança na construção e operação dos trackers solares, minimizando riscos de falhas mecânicas ou elétricas que poderiam causar danos ou acidentes.

“Essa nova certificação IEC 62817 reconhece que o Grupo MTR atende aos padrões internacionais de gestão da qualidade e está em conformidade com as melhores práticas do setor. Isso traz credibilidade para a empresa e tranquilidade para nossos clientes, que podem confiar na qualidade dos equipamentos e estruturas fabricados pela MTR”, diz o sócio diretor da MTR-ARCOL, Adriano Nascimento.

O processo de certificação

O Grupo MTR enviou para a certificadora espanhola CERE by UL Solution, um pacote com toda a documentação solicitada para certificação do Tracker Solar onde um auditor analisou a documentação e planilhas de testes para fazer a certificação que foi oficializada com um teste in loco, na fábrica da MTR-ARCOL em Juiz de Fora.

Técnicos da CERE/UL Solution realizam testes no tracker da MTR in loco.

Imagem: MTR

Foram três meses de auditoria incluindo uma semana de diferentes testes efetuados por uma equipe de auditores, que testou a força do tracker, o consumo, o ciclo de vida acelerado e vários outros pontos da que foram aprovados para se conceber o certificado oficial. Os testes foram realizados em uma estrutura composta de 120 módulos onde um tracker da MTR foi montado no local. O tracker da MTR foi estressado ao máximo, com os piores cenários possíveis, desde a recuperação do tracker após ventos fortes até 50 metros por segundo, se sofreria torção, tempo de funcionamento e recuperação do motor, entre outros testes.

O tracker é fabricado sob demanda na fábrica de 28.000 m² da MTR. “O tracker da MTR é disruptivo porque é adaptável as condições de clima e solo de diferentes regiões do país e também programa o posicionamento dos módulos solares considerando a posição solar em cada estação do ano. O tracker tem um giro de -55º até 55° e conta com duas novidades adaptadas para o mercado brasileiro. O ‘mancal’, elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos) e o ‘amortecedor’, que alivia ações do tempo”, destaca Adriano Nascimento.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...