Energia solar viabiliza viagem de Kombi ao Ushuaia com 100% de autonomia

Share

Flávio Venturi e Raquel Miguel, do canal “Vai de Kombi” no Youtube, equipou seu motorhome com energia solar, garantindo 100% de autonomia energética em uma viagem que vai incluir diversas cidades do Brasil e da Argentina pelos próximos dois meses. No final do ano, o plano é que um novo roteiro chegue ao Ushuaia, Terra do Fogo, considerada o ponto mais austral do planeta.

A transformação da Kombi em uma casa ganhou a participação de um sistema de energia solar, responsável por alimentar itens essenciais como a geladeira e tomadas para carregadores, ligado a uma bateria de armazenamento. Para isso, o casal contou com a parceria da NeoSolar, distribuidora de produtos para energia solar off grid, para chegar ao ponto mais austral do planeta só com o uso de energia fotovoltaica.

“Chegamos a locais desertos e sem acesso à energia ou com uma certa distância do ponto de tomadas. No calor, o consumo de energia é maior, e hoje utilizamos até para utilização do banheiro. A energia solar nos garante 100% de autonomia, que era o nosso objetivo quando pensamos em investir na modalidade”, afirma Venturi.

Por meio da parceria com a Neosolar, o casal adquiriu uma placa solar de 210W e um Controlador de Carga MPPT 40A 12/24V da Epever, e garantiram todos os acessórios para uma instalação elétrica segura.

“Antes mesmo de buscarmos a parceria, nós já havíamos decidido comprar os equipamentos da NeoSolar, pela qualidade do que oferecem, excelente custo-benefício e a reputação positiva construída há tantos anos no mercado de energia solar”, explica Raquel. “Foi uma alegria enorme receber o retorno positivo da empresa e contar com o apoio para a implantação do sistema de energia na kombi”.

Flávio conta que eles tinham um conhecimento básico sobre energia solar, mas que a instalação e o funcionamento do sistema são muito simples. “Qualquer pessoa consegue acompanhar o desempenho. A controladora, por exemplo, fornece dados como a amperagem da bateria, e você consegue saber o nível de carga. Indico para qualquer pessoa que queira aproveitar as vantagens da energia solar”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.