MTR e Sungrow fecham contrato para distribuição de 200 MW em inversores para usinas de GD

Share

A Sungrow e a MTR firmaram um acordo estratégico para a distribuição de 200 MW dos novos inversores de 250 kW destinados à geração distribuída, que chegarão ao Brasil no segundo semestre de 2024. O contrato é avaliado em cerca de US$ 5 milhões (R$ 25,9 milhões de reais).

O inversor fotovoltaico SG250HX-20 da Sungrow trabalha com tensão de saída trifásica de 800Vca e apresenta como grande diferencial a capacidade de sustentar potência nominal de 250kW a 40ºC, alcançando 275 kW em condições de temperatura de até 35°C, oferecendo eficiência máxima superior a 99%. Além disso, o inversor conta com corrente de operação de 65A por MPPT, e está preparado para extrair o máximo dos módulos fotovoltaicos de alta potência comumente utilizados nos grandes projetos de geração fotovoltaica.

“Este lançamento da nova geração de inversores de 250kW, reforça a posição de liderança da nossa marca no segmento de minigeração distribuída, e traz ao mercado a solução mais eficiente, moderna e otimizada para o cenário brasileiro. Além disso, a Sungrow também inaugura o serviço de comissionamento dos inversores, anteriormente disponível apenas para geração centralizada, agora estendido para o setor de geração distribuída. Este movimento reflete nosso compromisso contínuo em fornecer soluções inovadoras e abrangentes que atendam as necessidades do setor”, diz o country manager da Sungrow, Rafael Ribeiro. A companhia também lançou recentemente o microinversor para o mercado brasileiro.

Com uma estrutura local robusta e um service center de referência na América Latina, a empresa se posiciona como líder de mercado nos segmentos de usinas de geração distribuída acima de 1 MW e geração centralizada, com market share de aproximadamente 30%.

“O acordo com a Sungrow permitirá à MTR fortalecer sua posição no mercado de energia solar e alcançar os objetivos estabelecidos para os próximos anos. Estamos confiantes de que essa parceria será fundamental para o crescimento e sucesso da empresa no setor de energias renováveis. Nossos clientes serão os maiores beneficiados, pois além de inversores de alta qualidade, poderão contar com comissionamento realizado pela própria equipe Sungrow, vantagens na extensão de garantia e prazos diferenciados nas tratativas pós-vendas. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a Sungrow com esse novo produto e aproveitar as oportunidades que surgirão a partir deste acordo. Como líderes em comercialização de equipamentos como trackers e estruturas no mercado de GD, estamos sempre em busca das melhores soluções, oferecendo um atendimento personalizado e suporte técnico para garantir a satisfação de nossos clientes. Com nossa vasta experiência e know-how no mercado de geração distribuída, estamos sempre à frente das tendências e inovações do setor”, CEO da MTR, Thiago Rios.

Em abril, a MTR recebeu a certificação ISO 9001 para sua fábrica de equipamentos para usinas solares localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, um reconhecimento de que a empresa atende aos padrões internacionais de gestão da qualidade e está em conformidade com as melhores práticas do setor.

Em 2023, a MTR ultrapassou a marca de 1,5GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais clientes da MTR são comercializadoras fundos de investimentos e investidores particulares que veem no segmento de energia um setor estratégico para alocarem os recursos em infraestrutura, segmento que cresce em ritmo acelerado e acima da Selic. No mercado solar, a empresa já conta com mais de 1,5GWp instalados, mais de 450 usinas atendidas com mais de 2 milhões de módulos instalados e 100 MWh gerados mensalmente.

A meta da empresa para 2024 é de gerar negócios que cheguem a 2 GWp instalados em equipamentos no Brasil e na América Latina, incluindo módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão e cabos de energia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

300 mil empregos ameaçados no setor solar devido a restrições de conexão, aponta MSL
29 novembro 2024 Para mitigar esse problema, a associação vem apostando na formação de frentes estaduais que atuam junto aos parlamentares de cada estado, dando cobert...