Recurrent Energy garante financiamento de R$ 343 milhões para projeto solar Jaíba, de 152 MW

Share

A Recurrent Energy, desenvolvedora global e proprietária de ativos de armazenamento solar e de energia, anunciou na segunda-feira (15/04) que garantiu R$ 343 milhões em financiamento de projeto do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a usina solar Jaiba III, de 152 MWp, em Minas Gerais.

A usina será financiada ao longo de um período de 22 anos, abrangendo as fases de construção e operação. Vinculada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a dívida corrigida pela inflação permitirá um melhor alinhamento de capitais e recursos com a economia brasileira, informou a empresa em nota.

A Recurrent garantiu um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos, ajustado pela inflação, para Jaíba III por meio de um leilão privado com a Usiminas, a principal empresa de aços planos do Brasil. Atualmente em construção, o projeto emprega cerca de 900 pessoas e deverá estar em operação no quarto trimestre de 2024. Jaiba III conta com módulos BiHiKu de alta eficiência da Canadian Solar e deslocará aproximadamente 150.000 toneladas de dióxido de carbono anualmente.

“Temos o prazer de estender nossa parceria de longa data com o BNB. O compromisso constante do Brasil com iniciativas sustentáveis do setor público para infraestrutura de energia solar limpa e acessível solidificou sua posição como o maior mercado de energia renovável em América Latina. A participação duradoura do BNB em nosso portfólio solar reforça nossa confiança no potencial de longo prazo do setor de energia renovável do Brasil”, disse o CEO da Recurrent Energy, Ismael Guerrero.

Em novembro, a companhia também anunciou a obtenção de financiamento para o projeto Ciranda, de 300 MW, em Pernambuco, que fornecerá energia para a Copel também através de um contrato de 15 anos no mercado livre.

A Recurrent, do grupo Canadian Solar, possui ou opera aproximadamente 2 GWp de projetos solares em toda a América Latina. Esses projetos estão em operação ou planejados para atingir a data de operação comercial em 2024. Com escritórios em Bogotá, Cidade do México, Santiago e São Paulo, a Recurrent mantém um pipeline de desenvolvimento ativo de 5 GWp de projetos solares e 2 GWh de projetos de armazenamento na América Latina.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Degradação induzida por EVA tem impacto significativo em perdas de potência nos módulos TOPCon
28 abril 2025 Nova pesquisa da UNSW mostra que módulos TOPCon encapsulados com EVA, quando submetidos a testes de calor úmido, podem sofrer perdas expressivas de po...