Os principais fornecedores de trackers e estruturas fixas para projetos GD, segundo a Greener

Share

A Greener mapeou sete empresas fabricantes de tracker e cinco empresas fabricantes de estrutura fixa que fornecem para as grandes usinas de geração distribuída, com 500 kWp ou mais de capacidade instalada. As empresas que participaram do levantamento voluntariamente e foram validados os dados daquelas que preencheram todos os campos do questionário, considerando a identificação do projeto, a localização do empreendimento e os contratos GD para projetos com mais de 500 kWp fechados até 31/12/2023.

São considerados os volumes já entregues até dezembro de 2023 e volumes não entregues com contratos firmados até dezembro de 2023. Não foram considerados contratos guarda-chuva, aqueles que não têm um projeto final definido.

Ao todo, foram mapeados 5 GWp de mais de 1.500 usinas. A Greener identificou que, só em 2023, esses projetos, com entre 500 kWp e até 3 MWp, a depender da data de outorga, representaram uma demanda de 1,67 GWp de trackers e 950 MWp.

A Array foi  a principal fornecedora de trackers  para os projetos identificados de minigeração, com 1.829 MW de contratos fechados.

Fonte: Greener

Embora a maior parte das usinas GD utilizem seguidores solares, pelo menos 950 MW desses projetos de minigeração optaram por estruturas fixas. Para estes, a Romagnole foi a principal fornecedora, com contratos para 432 MWp.

Fonte: Greener

De acordo com os dados da Aneel, até o final de 2023, estavam instalados no país 2,7 GW de 2.294 projetos de geração distribuída com 500 kWp ou mais, sendo cerca de 660 MW na autogeração remota e 600 MW na geração compartilhada.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.