Preços do polissilício seguem em tendência de queda, regidos por fatores desfavoráveis

Share

Da pv magazine Global

O Global Polysilicon Marker (GPM), referência da OPIS para polissilício fora da China, permaneceu estável em US$ 23,813/kg nesta semana, inalterado em relação à semana anterior, refletindo fundamentos de mercado estáveis.

Uma fonte familiarizada com o mercado global de polissilício disse à OPIS que os preços estão prontos para flutuar dentro de uma faixa justa, já que a dinâmica de oferta e demanda no mercado de polissilício fora da China não deve sofrer mudanças significativas no curto prazo.

Em paralelo, foi relatado na semana passada que foi iniciada em Omã uma instalação de produção de polissilício solar, ostentando uma produção anual de 100 mil MT. De acordo com uma fonte com conhecimento deste projeto, a construção deverá terminar até ao terceiro trimestre do próximo ano, com a produção experimental prevista para começar no quarto trimestre. Se tudo prosseguir como planejado, a fábrica poderia potencialmente gerar uma produção de polissilício variando entre 10 e 20 mil MT até o final de 2025.

De acordo com uma fonte do mercado de polissilício com sede na China, a principal vantagem do projeto de Omã, como uma planta de polissilício fora da China, decorre de sua estratégia de custo-benefício. O equipamento de produção foi adquirido da China e a China National Chemical Engineering Sixth Construction foi contratada como empreiteira do projeto. Este último trabalhou em inúmeros projetos de polissilício de grandes empresas chinesas. Além disso, o parque industrial que abriga o projeto de polissilício de Omã acomoda um projeto adicional de silício metálico com uma capacidade de produção anual de 50.000 MT, contribuindo ainda mais para a redução de custos do projeto de polissilício, acrescentou a fonte.

Um observador do mercado destacou que, se as células e módulos fabricados usando o polissilício de baixo custo da fábrica de Omã no futuro forem considerados compatíveis com a regulamentação que exige a rastreabilidade da cadeia de suprimentos para produtos importados para os EUA, isso poderia potencialmente exercer pressão sobre os preços em todo o mercado global de polissilício.

China Mono Grade, avaliação da OPIS para os preços do polissilício no país foram avaliados em CNY 60,33 (US$ 8,34)/kg nesta semana, queda de CNY 0,92/kg, ou 1,5%, em relação à semana anterior, refletindo as indicações de compra e venda ouvidas.

Diversas fontes atribuem o recente declínio nos preços do polissilício principalmente ao influxo de ofertas de baixo preço das fábricas de polissilício Tier-2 e Tier-3, resultando em uma diminuição geral dos preços de mercado. Esses fabricantes são motivados por dois fatores: a necessidade de limpar o estoque existente e o desejo de evitar novos estoques, levando-os a vender ativamente seus produtos a preços que variam entre CNY 55/kg e CNY 58/kg.

Contrariamente, os preços das empresas de polissilício Tier-1 permanecem relativamente estáveis. Essa estabilidade decorre de sua capacidade de produzir polissilício premium do tipo P, que é adequado para produtos downstream do tipo N.

Como relatado por um observador do mercado, atualmente há um excesso de 100.000 toneladas de estoque de polissilício no mercado, aproximadamente o equivalente a mais de duas semanas de produção. A maior parte deste inventário consiste em polissilício inadequado para produtos downstream do tipo N.

A fonte acrescentou que, para lidar com esses estoques, alguns produtores de polissilício implementaram uma estratégia casada de vendas. Isso implica exigir que os clientes interessados em adquirir polissilício do tipo N também adquiram o polissilício do tipo P simultaneamente. Para incentivar esse cenário, os fabricantes de polissilício oferecem descontos no preço final da compra em pacote.

De acordo com outra fonte, o alto estoque predominante de wafers, juntamente com as deliberações de algumas fábricas de wafers para reduzir a produção, sugere uma possibilidade iminente de um declínio de curto prazo nos preços do polissilício, devido ao enfraquecimento antecipado da demanda.

A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, querosene de aviação, GLP/LGN, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...