Grandes fabricantes de baterias reafirmam compromisso com a tecnologia de estado sólido

Share

Da pv magazine Global

À medida que as baterias de íons de lítio continuam a melhorar em termos de desempenho e custo, torna-se cada vez mais difícil para as alternativas desafiarem a tecnologia já estabelecida. No entanto, o interesse em baterias de estado sólido, que prometem melhor densidade energética e segurança, não diminuiu, a julgar por anúncios recentes.

A Samsung SDI da Coreia do Sul está avançando para a produção em massa da sua tecnologia de bateria totalmente em estado sólido com uma densidade de energia de 900 Wh/L. Esta semana, a empresa está revelando um roteiro tecnológico na feira InterBattery em Seul.

O documento demonstrará que todos os aspectos de seu plano para a produção em massa de todas as baterias de estado sólido em 2027 estão no caminho certo, desde o lançamento do projeto de desenvolvimento da linha de produção até o gerenciamento da cadeia de suprimentos, disse a Samsung SDI em um comunicado.

Em dezembro de 2023, a Samsung SDI estabeleceu uma equipe dedicada para promover a comercialização de todos os seus negócios de estado sólido. Anteriormente, montou um piloto em seu Centro de P&D em Suwon no ano passado e atualmente está entregando protótipos de amostra.

“Nossos preparativos para a produção em massa de produtos de próxima geração de vários formatos, como todas as baterias de estado sólido, estão bem encaminhados”, disse o presidente e CEO da Samsung SDI, Yoon-ho Choi.

Assim como CATL, BYD e Toyota, a tecnologia de estado sólido da Samsung é baseada em eletrólitos sólidos à base de sulfeto, que possuem a maior condutividade de íons de lítio em comparação com outros eletrólitos de estado sólido. Todas as baterias de estado sólido desenvolvidas pela Samsung SDI se destacam por sua configuração sem ânodo, que oferece melhor desempenho em comparação com dispositivos com ânodo de metal de lítio e eletrólito sólido.

O lançamento do roteiro da Samsung surge logo após o anúncio de uma aliança nacional chinesa de fabricantes de automóveis e gigantes de baterias, incluindo BYD, CATL e Nio, destinada a desenvolver todas as baterias de estado sólido.

Numa tentativa de construir uma cadeia de abastecimento de baterias de estado sólido até 2030, Pequim criou em janeiro um consórcio, a Plataforma de Inovação Colaborativa para Baterias de Estado Sólido da China (CASIP), que reúne governo, academia e indústria.

A China já domina o mercado global de baterias e parece determinada a permanecer no topo, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de baterias da próxima geração, tais como baterias de estado sólido, que são particularmente adequadas para aplicações de mobilidade elétrica.

Entre as montadoras, a japonesa Toyota Motors assumiu a liderança com mais de 1.000 patentes de baterias de estado sólido. No mês passado, disse que se prepara para produzir baterias de estado sólido em massa até 2027 ou 2028.

Nissan e Honda já revelaram planos para estabelecer linhas internas de fabricação de baterias de estado sólido. Entretanto, fabricantes de automóveis ocidentais como Volkswagen, Mercedes-Benz, Stellantis, BMW e Ford também estão a explorar baterias de estado sólido através de parcerias com startups.

No entanto, a produção de baterias de estado sólido em escala ainda é dificultada por desafios tecnológicos e custos elevados, com analistas da indústria alertando para um caminho relativamente difícil rumo à produção em massa nos próximos anos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.