Solar já é a segunda maior fonte em potência instalada na matriz elétrica brasileira

Share

A fonte solar ultrapassou no último mês a fonte eólica em capacidade instalada no Brasil e tornou-se a segunda maior em potência acumulada na matriz elétrica brasileira, com 34.853 MW instalados, ou 15,8% de toda a capacidade de geração do país. As hidrelétricas, que chegaram a representar mais de 80% da matriz elétrica brasileira, agora correspondem a 49%. Os dados foram reunidos pela Absolar, atualizados até 14/11.

Da capacidade instalada de geração solar total, são 10,1 GW na geração centralizada, de usinas de grande porte que fornecem para distribuidoras de energia e para grandes consumidores no mercado livre, e 24,7  GW na geração distribuída, em sistemas de até 5 MW. De fato, 20 GW estão distribuídos em 2,1 milhões de usinas GD com até 75 kW, a chamada microgeração.

Fonte: Absolar

Imagem: Absolar

Solar domina a expansão da matriz

A fonte solar acrescentou 9,8 GW em 2023, sendo 3,3 GW na geração centralizada e 6,5 GW na GD. Isso representa 68% da expansão da capacidade de geração no Brasil, que cresceu 14,4 GW neste ano, sendo 7,9 GW na geração centralizada e 6,5 GW na geração distribuída, de acordo com dados da Aneel.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Especial Módulos: Fabricantes revelam cenário de alta demanda chinesa e o futuro do mercado fotovoltaico no Brasil
06 maio 2025 Neste novo especial da pv magazine Brasil, apresentaremos os desafios em curso diante da alta na demanda doméstica chinesa, preços em oscilação e uma...