Governo do Ceará e Cubico discutem projeto fotovoltaico de 1.084 MWp

Share

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, recebeu a diretoria da Cúbico Sustainable Investments, líder em investimentos globais em energia renovável. A empresa será responsável pela construção do Complexo Sobral, que será um dos cinco maiores projetos fotovoltaicos do Brasil. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (16/10), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Com capacidade instalada de 1.084 MWp e investimento previsto em R$ 3 bilhões, o empreendimento promete gerar cerca de 1.500 empregos diretos durante o pico da obra nos municípios de Sobral e Santana do Acaraú.

“Conte com o meu empenho para garantir a instalação de empreendimentos como esse no Ceará. Além de colaborar para o processo de transição energética que fundamentará a neoindustrialização no estado e em todo país, é a oportunidade de mais emprego para os cearenses”, declarou Elmano de Freitas.

A Cúbico Sustainable Investments, foi fundada em 2015, lidera projetos de energia renovável no Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Estados Unidos, Grécia, Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido e Austrália, incluindo tecnologias eólica onshore, solar fotovoltaica, solar térmica e linhas de transmissão e distribuição, cobrindo toda a cadeia de energia, desde o desenvolvimento e/ou construção até a operação.

Com sede em Londres, possui escritórios regionais em Bogotá (Colômbia), São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Montevidéu (Uruguai), Austin e Nova York (EUA), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Atenas (Grécia) e Sydney, Melbourne e Brisbane (Austrália).

Também na segunda-feira (16), o governo do Ceará assinou acordo de cooperação com diversas instituições para capacitação da mão de obra qualificada para atuar no setor de energias renováveis. O programa H-TEC visa o intercâmbio de informações e de experiências, implementação de cursos, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O propósito principal do acordo é a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor, especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde, por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhados às inovações e necessidades do mercado.

Assinaram o acordo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.