Das Solar afirma eficiência de 26,33% para célula solar TOPCon tipo n

Share

Da pv magazine Global

A DAS Solar da China afirma ter alcançado uma eficiência de conversão de energia de 26,33% para uma célula solar n-type M10 baseada na tecnologia de contato passivado com óxido de túnel (TOPCon). O Instituto de Metrologia de Fujian, na China, confirmou o resultado.

A célula tem uma área de 333,4 cm2 e é baseada em contatos passivadores à base de polissilício e monóxido de silício (SiOx), que supostamente reduzem a recombinação do portador na interface metal/silício, melhorando assim a corrente de curto-circuito e o fator de preenchimento.

“O uso de técnicas avançadas como o Poly-finger aumenta ainda mais a eficiência quântica em um amplo espectro”, afirmou o fabricante em comunicado. “Os novos materiais reduziram drasticamente a recombinação do eixo helicoidal dos eletrodos emissores, resultando na maior resposta espectral de comprimento de onda curto à eficiência quântica externa (EQE), característica de mais de 85% a 300 nm”.

A fabricante chinesa havia alcançado uma eficiência de 26,24% para o mesmo dispositivo em abril. “A obtenção de uma tensão de circuito aberto tão alta quanto 730mV para as células TOPCon da Das Solar indica um avanço significativo no desenvolvimento de tecnologias de passivação, que tem grande importância para a melhoria contínua da eficiência das células TOPCon”, disse o CTO da Das Solar, Song Dengyuan, na época.

A Das Solar está sediada na cidade de Quzhou, província de Zhejiang, e atualmente tem uma capacidade anual de módulo solar TOPCon de 30 GW. Seus dois maiores acionistas são o China Huaneng Group e o China Merchants Group.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.