IEA-PVPS lança guia para aplicação de abordagem de sistema de inovação ao BIPV

Share

Da pv magazine Global

A IEA-PVPS publicou um novo guia para padronizar a análise do Sistema de Inovação Tecnológica (TIS) em diferentes países para BIPV. A abordagem é utilizada para investigar novos campos tecnológicos e indústrias dentro e fora do contexto das transições de sustentabilidade. O TIS procura compreender a dinâmica de um ecossistema de inovação em torno de uma tecnologia específica e é frequentemente utilizado para identificar deficiências e definir recomendações para a concepção de políticas de apoio a uma tecnologia específica.

“Este Guia para Análise do Sistema de Inovação Tecnológica (TIS) BIPV oferece suporte prático em teoria e métodos para aqueles que desejam analisar o sistema de inovação para BIPV em seu país”, afirmou a organização. “Este documento também pode ser usado como modelo para um relatório final de análise do TIS – usando os mesmos (sub)capítulos, tabelas e gráficos”.

O manual apresenta a classificação do desempenho de oito funções do TIS relacionadas ao BIPV, numa escala de um a cinco. As funções mencionadas são desenvolvimento de conhecimento, disseminação de conhecimento, experimentação empreendedora, mobilização de recursos, desenvolvimento de capital social, legitimação, orientação da busca e formação de mercado.

Os autores do relatório também forneceram indicadores e questões de avaliação para melhor produzir um documento bem fundamentado. Além disso, o relatório ajuda os utilizadores a definir metas a nível nacional para o desenvolvimento da BIPV e também os ajuda a formular recomendações para superar problemas, visando tanto os tomadores de decisão políticos como os intervenientes da indústria.

“Para as funções que não cumprem os requisitos-alvo, são fornecidas orientações sobre como identificar problemas sistêmicos relacionados com intervenientes, instituições, interação entre intervenientes ou déficits infraestruturais”, observa o relatório.

O relatório também oferece orientações sobre como definir corretamente o BIPV, como analisar informações históricas e tecnológicas e como conduzir uma análise estrutural do país-alvo específico. Além disso, analisa as soluções técnicas e de conhecimento disponíveis no mercado relevante, desde o desenvolvimento inicial do conceito até um mercado totalmente maduro.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.