Comitê Gestor do Hidrogênio discute marco legal do hidrogênio verde no Brasil

Share

O Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio (Coges-PNH2), liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), realizou, nesta segunda-feira (31/07), a 4ª Reunião Ordinária do colegiado. O Comitê é formado por 11 ministérios, agências reguladoras de energia elétrica (ANEEL) e de petróleo, gás e biocombustíveis (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e conta ainda com o suporte de cinco Câmaras Temáticas para discussão técnica de temas prioritários do Plano de Trabalho Trienal 2023-2025.

Na pauta da reunião, foram destacadas as diversas ações estabelecidas no Plano, já em consulta pública, como a elaboração de proposta de marco legal para hidrogênio de baixo carbono no país, estudos sobre mapeamento da cadeia produtiva e em relação a demanda e financiamento internacional para o setor.

A Consulta Pública do Plano de Trabalho Trienal 2023-2025 do PNH2 conta com 656 contribuições para as ações propostas, de 56 instituições. A maioria (73%) vindas do setor privado. As principais sugestões estão ligadas à forma geral do Plano e aos temas relacionados à abertura e crescimento do mercado e competitividade.

“Estamos estruturando as ações estratégicas que serão o norte do plano daqui para frente. Com isso, conseguimos integrar os eixos do plano para definir as ambições do Brasil para esse novo mercado”, ressaltou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME e coordenador do Coges-PNH2, Thiago Barral. O encontro serviu par avaliar e planejar estrategicamente os novos direcionamentos do plano, que será publicado em breve.

Uma nova reunião, ampliada com a participação do setor privado, sobre o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), já tem data marcada, 16 de agosto, a partir das 14h, e terá formato híbrido (online e presencial). O evento vai ocorrer no auditório do subsolo da sede do Ministério de Minas e Energia (MME) e em plataforma virtual.

As inscrições para o formato presencial para a próxima reunião do PNH2 junto ao setor privado foram encerradas devido à capacidade do espaço mas as inscrições para participação virtual seguem abertas até às 20h do dia 14 de agosto.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.