Aneel altera resolução que define faixa de potência de centrais geradoras associadas

Share

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25/7) alterações que permitem que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) formalize contratos de uso do sistema de transmissão (CUST) de usinas associadas, sem necessidade de análise prévia por parte da agência.
A decisão altera a Resolução Normativa nº 876/2020, com o objetivo de adequar o regulamento ao enquadramento e definição da faixa de potência para usinas associadas.

As usinas associadas são definidas por duas ou mais instalações, com a finalidade de produção de energia elétrica com diferentes tecnologias de geração, com outorgas e medições distintas, que compartilham fisicamente e contratualmente a infraestrutura de conexão e uso do sistema de transmissão.

A Resolução Normativa 876/2020 trata dos requisitos necessários à obtenção de outorga de autorização para exploração de centrais geradoras de diversas fontes de geração, que operam de forma independente ou associadas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

AXS Energia investirá R$ 1,8 bilhão em geração solar compartilhada em cinco estados brasileiros
26 julho 2024 Desse montante, R$ 360 milhões estão sendo destinados para a conexão de 24 usinas solares no estado do Mato Grosso até 2026. Atualmente, quatro usinas...