Bahia abre licitação para 156 usinas solares que abastecerão rede escolar estadual

Share

O governo da Bahia, em parceria com as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e de Educação (SEC), abriu edital para licitação de 156 usinas solares em um projeto que fornecerá energia para escolas de tempo integral da rede estadual. A licitação, em etapa de chamamento público para empresas do setor de energia, foi publicada no diário oficial do estado no último dia 13/07.

De acordo com a Seinfra, a potência total a ser instalada é de 47.612,05 kWp e a estimativa de investimento de R$ 277,7 milhões. O prazo previsto para a instalação das placas é de até 24 meses, a partir da assinatura do contrato.

No edital, a Seinfra  esclarece que uso da energia elétrica é fundamental à prestação dos serviços das ETIBs (Unidades Escolares Estaduais de Tempo Integral). O objetivo é que o projeto represente uma economia de 60% nos custos anuais com energia que, segundo a SEC (Secretaria de Educação) chegam à ordem de R$ 39 milhões. O tempo de retorno previsto é de 6 anos.

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, reforça a importância do projeto que une educação e sustentabilidade: “Além de oferecer uma estrutura de ensino de qualidade, para atender à comunidade escolar, o governo do estado também investe em soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental e econômico para assegurar o seu funcionamento”.

Durante pregão eletrônico serão oferecidos quatro lotes. Os vencedores devem ter experiência comprovada em implantação de sistemas fotovoltaicos e serão responsáveis pelas construção das usinas, fornecimento de equipamentos e capacitação de agentes do estado para manutenções.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.