Armazéns europeus acumulam 40 GW de painéis solares não vendidos

Share

Da pv magazine Global

A Rystad Energy revelou que os armazéns europeus atualmente acumulam cerca de 40 GW de painéis solares fabricados na China. A empresa de consultoria norueguesa estimou que os painéis solares armazenados valem cerca de € 7 bilhões. Ele observou que as importações de módulos solares da China continuaram a aumentar este ano, apesar dos altos níveis de estoque.

“As importações em janeiro foram 17% maiores em comparação com 2022, com fevereiro subindo 22%, março subindo 51%, abril subindo 16% e maio crescendo 6% em relação ao ano passado”, informou a Rystad Energy. “Se os níveis atuais de importação continuarem, 2023 será um ano recorde para importações e estoques. As importações anuais devem atingir 120 GWdc, superando em muito as instalações de capacidade esperada de 63 GW (DC).”

A Rystad Energy disse que a Europa está “desesperada” para garantir componentes fotovoltaicos a preços acessíveis. A empresa alertou que os produtos fabricados na Europa podem não estar imediatamente disponíveis.

“Embora estejam em andamento esforços para construir uma cadeia de fornecimento solar confiável na Europa, a necessidade de painéis agora significa que os líderes não podem esperar até 2025 ou mais tarde para comprar produtos europeus”, disse Marius Mordal Bakke, analista sênior de cadeia de fornecimento da Rystad Energy.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.