Cemig lança e-commerce para venda de energia no mercado livre

Share

A Cemig lançou o Energia Livre Cemig, um sistema de e-commerce que oferece aos clientes de média tensão a possibilidade de simular e contratar energia renovável com desconto de até 35% na fatura mensal. A nova plataforma possibilita a contratação de energia de forma 100% digital em três etapas: simulação, proposta e contratação.

A novidade atenderá clientes de todas as regiões do país, que desejam migrar para o mercado livre. Nessa modalidade, empresas têm liberdade para escolher de quem desejam comprar energia, com a vantagem de preços mais competitivos.

“O Energia Livre Cemig foi construído para que os clientes possam ter a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação. O mercado livre de energia, que já era uma realidade para os clientes de maior porte, agora está disponível para todos as unidades conectadas à média tensão, que já podem garantir a compra de energia e migrar a partir de janeiro de 2024”, ressalta o diretor da Cemig Comercialização, Dimas Costa.

Ainda segundo o executivo, a companhia está ampliando sua capacidade operacional para levar economia e sustentabilidade a um número cada vez maior de empresas em todo o país. “Queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável e atender às expectativas dos nossos clientes, que buscam o equilíbrio entre os aspectos econômico-financeiros, ambientais e sociais”, completa Dimas Costa.

A ampliação atual do mercado livre de energia é decorrente da Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME), que determina que a partir de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média ou alta tensão, estarão aptos à aquisição de energia elétrica no ambiente de contratação livre (ACL), independentemente do volume de energia demandado.

Assim, mais de 100 mil unidades consumidoras do país – de supermercados a shopping-centers e indústrias de pequeno porte, passando até por condomínios – poderão ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Certificado de Energia Renovável

O novo e-commerce do Grupo Cemig para o Mercado Livre de Energia possibilita, além da economia, a contratação de energia de fonte renovável, que adiciona valor às empresas contratantes e aos seus produtos, alinhada às premissas da atual agenda ESG (Environmental, Social and Governance).

Para a comprovação da origem renovável, a Cemig oferece os certificados de energia elétrica renovável Cemig-REC e o I-REC, esse último emitido pela International REC Standard (I-REC Standard). Os certificados possuem sistemas de rastreamento de atributos de energia renovável e têm sido cada vez mais utilizados por empresas que buscam o alinhamento e compromisso com as práticas de ESG.

Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) – Protocolo internacional para mensuração das emissões, e da ISO 14.064 – norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa.

Desde 2019, a Cemig já emitiu mais de 10,5 milhões de Certificados de Energia Renovável (Cemig REC e I-REC), contribuindo para que seus clientes alcancem a redução das emissões de gases de efeito estufa e caminhem juntos com a Cemig, alinhados aos compromissos ambientais globais do Net Zero, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.