Tambasa Atacadistas inaugura usina de 3,5 MWp instalada em telhado

Share

A Tambasa Atacadistas, localizada em Contagem, Minas Gerais, instalou a maior usina solar sobre telhado da América Latina. Com mais de 10 mil placas solares, que geram cerca de 400 mil kWh mensais, o empreendimento tem uma área total que gira em torno de 55 mil metros quadrados, além da capacidade para abastecer cerca de 1.400 casas com consumo médio de 300kWh/mês.

O projeto da usina foi estruturado pela SolarVolt, fundada em 2013 e com sede em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Após o primeiro empreendimento, a Tambasa Atacadistas está investindo em mais três novas usinas com a SolarVolt. Segundo o diretor de expansão da Tambasa Atacadistas, Bruno Trivellato, a segunda usina será localizada também na sede da empresa, em Contagem, e já está em fase de instalação. Esse segundo sistema terá 2,3 MWp e deve ser concluído até junho deste ano.

Outras duas usinas, uma de 895,95 kWp e outra de 1.155,55 kWp, estão em fase de desenvolvimento para atender, respectivamente, a Tamig e a Gimat, empresas do grupo. As usinas devem entrar em operação entre outubro e dezembro.

De acordo com Trivellato, a sustentabilidade é um tema presente nas decisões da empresa. “Investimos em estação de tratamento de esgoto, em destinação correta dos resíduos, entre outras ações. Sabíamos que a energia era um insumo da empresa que poderia ser gerada de forma sustentável. Nesse sentido, nos esforçamos para encontrar uma solução”, comenta Trivellato.

Ao todo, serão R$ 30 milhões de investimento da Tambasa Atacadistas nas usinas fotovoltaicas, no modelo de geração compartilhada, que poderá gerar créditos de energia não só para a empresa como também para parceiros.

O sócio fundador e diretor comercial da SolarVolt, Gabriel Guimarães, comenta que as usinas solares representam uma nova fonte de receita dentro do empreendimento de logística da Tambasa Atacadista. “Desenvolvemos com o Bruno uma nova unidade de negócios do grupo que levará economia aos funcionários, aos fornecedores e ao mercado. O investimento nas usinas terá um retorno espetacular. Será um faturamento relevante de receita recorrente dentro do grupo” diz Guimarães.

Com mais de 2.000 projetos instalados que somam 100 MWp, a SolarVolt possui sistemas conectados à rede em 11 estados do país e Distrito Federal. Sua área de atuação inclui os setores de agronegócio, comercial, industrial, residencial, usinas para investidores, além de consultoria de ponta a ponta, que inclui atendimento exclusivo, suporte, pós-venda e aconselhamento financeiro. 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Degradação induzida por EVA tem impacto significativo em perdas de potência nos módulos TOPCon
28 abril 2025 Nova pesquisa da UNSW mostra que módulos TOPCon encapsulados com EVA, quando submetidos a testes de calor úmido, podem sofrer perdas expressivas de po...