Comissão de Minas e Energia da Câmara debaterá Lei 14.300

Share

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados irá debater em audiência pública na próxima quarta-feira (17/05) resolução normativa 1.059/23 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamentou o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída.

O debate foi solicitado pelos deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), Marcos Tavares (PDT-RJ) e Evair Vieira de Melo (PP-ES).

A resolução, aprovada no dia 07/02 pela Aneel, alterou as regras sobre conexão e faturamento de usinas de micro e minigeração distribuída. A norma permite a cobrança de três componentes distintos dos microgeradores e minigeradores de energia elétrica.

De acordo com Eduardo da Fonte, as novas regras não foram bem recebidas no mercado. Segundo ele, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) alega que a resolução impõe uma “tripla cobrança”.

“Segundo a Absolar, a Aneel está permitindo a cobrança por serviços que antes não eram pagos às distribuidoras pelos usuários da tecnologia, que compreende desde telhados solares em residências até pequenas usinas, de até 5 MW de potência, para abastecer o consumo de empresas. Isso prejudica os pequenos consumidores-geradores e aumenta o prazo de retorno do investimento”, disse o deputado.

Os deputados também querem discutir a produção de energia solar e eólica no Brasil, sua importância na composição da matriz energética, o desenvolvimento e a necessidade de modernização do setor elétrico.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros:
O superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da Aneel, Carlos Alberto Calixto Mattar; o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia; o diretor técnico regulatório da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) Riomar Merino Jorge; diretor-executivo de Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Ricardo Brandão.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 14.

Projeto de Lei

Estão em tramitação na Câmara, em regime de urgência, dois projetos de lei que alteram a regulação da Aneel para a Lei 14.300. O texto do PL 1.292 impede, por exemplo, que as distribuidoras indefiram de projetos com vícios sanáveis. Pelo texto, elas devem unicamente notificar as pendências a serem sanáveis.

Além disso, o projeto garante aos consumidores que optaram pelo faturamento do grupo B antes do dia 07/01/2023 o direito de manter o enquadramento, podendo enviar e receber créditos de outras unidades. Pela regulação da Aneel, o consumidor com geração remota ou compartilhada não poderia ser enquadrado como optante B, e o efeito da decisão era retroativo.

O projeto de lei também retira a cobrança de TUSDg (injeção de energia) da microgeração e dos B Optantes. Além disso, também suspende os prazos do parecer enquanto houver atrasos e pendências da distribuidora, e esclarece a cobrança do custo de disponibilidade.

Crescimento de GD desacelera

Nos primeiros meses de vigência da lei, que entrou em vigor no dia 07/01, as instalações de geração distribuída continuaram crescendo na comparação anual, embora em níveis menores que o observado nos anos anteriores. Mas as vendas diminuíram. O “soluço” nos novos negócios é visto como consequência não só do início da cobrança da tarifa de uso da rede, mas também da necessidade de adaptação no argumento de venda dos integradores, que até o ano passado estava pautado em aproveitar a oportunidade antes da mudança de regras. Entre recomendações de empresas para manter as vendas, estão a abordagem com foco na economia e a oferta de serviços e soluções de gestão de energia para além do sistema de geração.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...