UTFPR inicia operação de geração distribuída com apoio da Copel

Share

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está iniciando a operação de um sistema fotovoltaico, em Curitiba, com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel. A unidade fica na Sede Neoville do Campus Curitiba e recebeu a vistoria técnica para liberação do funcionamento. São 504 painéis instalados no telhado que trarão uma economia de mais de 50% no consumo de energia das sedes Neoville e Ecoville. 

A iniciativa foi aprovada em chamada pública e viabilizada por um convênio firmado entre a UTFPR, a Funtef (Fundação de Apoio à UTFPR) e a distribuidora de energia, com recursos de pouco mais de R$ 2 milhões. O projeto também inclui a substituição de 23,4 mil lâmpadas por unidades de LED.  

“Essa economia é muito importante para o serviço público, pois fará com que destinemos mais investimentos em situações que envolvam recursos para os alunos vulneráveis, além da manutenção e infraestrutura da instituição”, disse o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitária (Prorec), Rubens Alexandre de Faria. 

Na sede Neoville, a UTFPR e a Copel já realizam parceria com a implementação de uma Estação de Pesquisa em Energia Solar. Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens), o projeto conta com uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação. Os módulos também foram instalados nos campi Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio. 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...