Ceará recebe delegação alemã em busca de parcerias em renováveis

Share

O governo do estado do Ceará recebeu na terça-feira (07/08) uma delegação político-empresarial alemã para identificar possibilidades de negócios e parcerias estratégicas em áreas de energias renováveis, como o hidrogênio verde, assim como tecnologias ambientais.

A delegação “Greentech -Hidrogênio Verde, Tecnologias Ambientais, Energias Renováveis e Recursos Naturais”, é realizada pelo ministério estadual de Economia, Trabalho e Turismo do estado alemão de Baden-Württemberg. Os 35 participantes da delegação, entre membros da equipe técnica do ministério, lideranças políticas do estado alemão, empresários da área e imprensa, participaram, da reunião com a vice-governadora Jade Romero, secretários de estado e gestores estaduais. Antes de vir ao Ceará, a delegação esteve no Chile e no Rio de Janeiro.

“É muito importante para nós implementarmos tecnologias em torno do hidrogênio verde nas indústrias. Nós temos pesquisas aplicadas ao longo de décadas voltadas para isso. Nossas empresas têm muito interesse em cooperar com o Ceará na área de hidrogênio verde e também em outras áreas. Há muitas vantagens para as duas partes”, disse a chefe da delegação, Nicole Hoffmeister-Kraut, ministra estadual da Economia, Trabalho e Turismo de Baden-Württemberg. Ela destacou que, com a assinatura do acordo do Mercosul, a intenção é cada vez mais reforçar as relações bilaterais entre os países e os estados.

A vice-governadora destacou o posicionamento do estado na geração de energias renováveis. “Nós já produzimos este ano a primeira molécula de hidrogênio verde, além de sermos pioneiros em energias solar e eólica. A transição energética faz parte da nossa vocação natural e queremos que o desenvolvimento de projetos como o do hidrogênio verde possa trazer melhorias para o povo do Ceará”, disse.

Hub de Hidrogênio Verde

Foi lançada no Ceará, em janeiro deste ano, a primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) produzida no Brasil. O evento foi o passo estratégico inicial para o desenvolvimento do projeto piloto de H2V no Complexo Termelétrico do Pecém, localizado no Complexo do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. Com investimento de R$ 42 milhões, a unidade instalada é a primeira da América Latina.

Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. A planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém. Contempla uma usina solar com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador para produção do combustível com garantia de origem renovável, com capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.

https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/a-agencia-de-cooperacao-alema-apresenta-seu-programa-de-promocao-do-hidrogenio-verde-para-varios-paises-da-america-latina/

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...