Portugal instalou 890 MW de energia solar em 2022

Share

Extraído de pv magazine International

Portugal adicionou 890 MW de novos sistemas fotovoltaicos em 2022, de acordo com dados provisórios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) do país. O número fica muito aquém dos 1.140 MW previstos pela DGEG e também da previsão de 2,5 GW no último relatório “EU Market Outlook” da associação europeia da indústria solar SolarPower Europe.

A incompatibilidade é provável porque os projetos de leilão de 2019 e 2020 perderam o prazo de instalação no final do ano passado, conforme disse o chefe de inteligência de mercado da SolarPower Europe, Raffaele Rossi, em entrevista recente à pv magazine. Em outubro, o governo português ofereceu um aumento de remuneração aos vencedores desses leilões, que se mostraram não bancarizáveis devido ao aumento da inflação e dos preços dos equipamentos.

No entanto, o crescimento tem sido impulsionado principalmente pela entrada em operação de grandes projetos, com o país adicionando 784 MW de nova capacidade até o final de novembro, disse à pv magazine um porta-voz da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). Portugal adicionou cerca de 546 MW de novos sistemas fotovoltaicos no primeiro semestre de 2022, o que significa que instalou apenas 344 MW no segundo semestre do ano.

A região que mais adicionou energia solar foi o Alentejo, com 177 MW de novas instalações. A região foi responsável por 48% da geração solar nacional em 2022, segundo a DGEG.

A Iberdrola e a Prosolia, com sede na Espanha, obtiveram aprovação esta semana para a construção de uma usina solar de 1,2 GW na região do Alentejo, que deve se tornar o maior projeto desse tipo na Europa após a construção.

A capacidade solar cumulativa de Portugal atingiu 2,59 GW no final de 2022, superando o crescimento de todas as outras fontes de energia renovável no país desde 2013.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.