Kuara de 4,6 GW, o maior projeto fotovoltaico do mundo, recebe aprovação ambiental no Ceará

Share

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o projeto para implantação de uma usina solar a ser instalada nos municípios de Aracati e Icapuí. Ainda que não tenha sido divulgado o montante previsto do investimento necessário à sua concretização, sabe-se que o projeto terá 8 milhões de módulos solares cujo fabricante não foi revelado. Outro dado revelado é que abrangerá 7,8 mil hectares de terras não cultivadas entre os municípios de Aracati e Icapuí, no Nordeste do país.

A Omega venderá parte da eletricidade gerada para a produtora de minério de ferro Fortescue, com sede na Austrália. A empresa pretende construir uma planta industrial de hidrogênio verde no porto de Pecém, localizado a cerca de 200 km do parque solar.

Aliás, em junho passado foi anunciado um acordo nesse sentido com o governo do estado do Ceará, cujas autoridades estão promovendo um polo energético naquele centro portuário.

Os dois maiores parques fotovoltaicos do mundo até hoje estão sendo construídos na China. A estatal chinesa Huadian está construindo um parque solar de 3,3 GW em Changdu, província de Sichuan. Uma segunda instalação solar de 3 GW também está planejada em Zhongwei, na região chinesa de Ningxia Hui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.