Unipar e Casa dos Ventos fecham parceria para autoprodução para 33 MW de solar até 2028

módulos solares podem chegar a US$ 0,10/W

Share

A Unipar, empresa brasileira com foco na produção de cloro e soda, anunciou uma parceria estratégica com o grupo Casa dos Ventos para avançar em sua estratégia de autoprodução de energia solar e redução de emissões. A controlada indireta da Unipar, a Unipar Indupa do Brasil, firmou um contrato de compra de energia (PPA) que assegura o fornecimento de 33 MW médios ao longo de 15 anos, com início estimado de suprimento em 2028.

O acordo faz parte de uma joint venture entre as duas empresas para desenvolver projetos solares no estado do Mato Grosso do Sul. No âmbito desse acordo, a Unipar terá o direito de adquirir 9,8 % do capital total da Ventos de São Norberto Energias Renováveis, sujeito ao cumprimento de condições precedentes.

Os ativos em desenvolvimento incluem duas usinas solares de 80 MW cada, localizadas no município de Paraíso das Águas, integrando o chamado Complexo Paraíso Solar. A expectativa da companhia é ampliar a eficiência energética de suas operações, ganhar maior previsibilidade de custos e reforçar sua competitividade ao internalizar parte de sua geração elétrica.

Segundo a Unipar, a combinação do PPA com a estruturação da joint venture também contribui para a progressão de suas metas de descarbonização, alinhando o crescimento da matriz energética renovável com objetivos ambientais e operacionais.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudo analisa viabilidade de três estratégias para implantação de BESS no Brasil
18 fevereiro 2026 Estudo avalia, com base em dados reais do Sistema Interligado Nacional entre 2024 e 2025, o desempenho técnico, econômico e regulatório de baterias op...