Energy Vault garante o fornecimento de 1,5 GWh de baterias de sódio para IA

Share

Da ESS News

A Energy Vault, com sede na Suíça, firmou parceria com a Peak Energy, dos EUA, para desenvolver em conjunto uma plataforma completa de armazenamento de energia dedicada à infraestrutura de IA, baseada em tecnologia de baterias de íon-sódio.

As empresas desenvolverão a plataforma combinando as baterias de íon-sódio da Peak Energy com o projeto de sistema e o software Vault OS da Energy Vault. Todos os sistemas serão totalmente integrados ao Vault OS, que gerenciará o desempenho das baterias, otimizará a distribuição de energia, prolongará a vida útil dos ativos e manterá o controle operacional da Energy Vault.

Os sistemas de baterias tradicionais são projetados para cargas de rede estáveis ​​e não são adequados para as demandas de energia extremas e voláteis do treinamento e inferência de IA. A nova parceria busca desenvolver uma arquitetura de armazenamento de energia dedicada, feita sob medida para Neoclouds de IA – plataformas de nuvem otimizadas especificamente para cargas de trabalho de IA – e operadores de data centers com foco em IA.

“O rápido crescimento da IA ​​está expondo limitações fundamentais na infraestrutura de energia convencional”, disse Marco Terruzzin, diretor de Receita da Energy Vault. “Esta solução permite uma implantação mais rápida, custos mais baixos e maior segurança, combinando a plataforma de integração da Energy Vault com a tecnologia de íons de sódio da Peak.”

A solução integrada será exclusiva da Energy Vault e fará parte de sua oferta para data centers. Os benefícios incluem projeto elétrico simplificado, menor dependência de sistemas UPS tradicionais, menores requisitos de refrigeração e melhor gerenciamento de cargas de computação de IA de alta volatilidade.

A Energy Vault garantiu um contrato inicial de fornecimento de 1,5 GWh de baterias de íon-sódio fabricadas nos EUA pela Peak Energy, assegurando a segurança da cadeia de suprimentos e a elegibilidade para o crédito fiscal de conteúdo nacional. Segundo a empresa, isso proporciona um perfil econômico mais atrativo em comparação com as alternativas de íon-lítio e soluções de origem estrangeira. Pelo acordo, a Energy Vault também obteve direitos exclusivos de distribuição regional para a tecnologia da Peak Energy na Austrália e no Japão.

Para continuar lendo, acesse o nosso site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Huawei soma mais de 100 MWh em BESS no país e vê arbitragem como motor do mercado
11 fevereiro 2026 CTO da Huawei Digital Power destaca viabilidade econômica em estados com alta diferença tarifária, alerta que baterias não são solução universal e apo...