TRE-MS economiza R$ 400 mil com energia solar em 2025

Share

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) economizou mais de R$ 400 mil em 2025 graças ao uso de energia solar em suas instalações, segundo levantamento da Coordenadoria de Engenharia da instituição.

A estratégia começou em 2017 e, até o início de 2025, já contava com nove usinas em operação na capital Campo Grande, incluindo a sede e o almoxarifado, além de oito cidades do interior do estado, como Aparecida do Taboado e Paranaíba.

Ao longo do ano, mais nove usinas fotovoltaicas foram ativadas em outras regiões — incluindo Amambai, Corumbá e Coxim — totalizando 18 unidades que injetaram 842.587 kWh de energia limpa. Parte dessa energia foi compensada em faturas, reduzindo o consumo tradicional e gerando o impacto financeiro positivo aos cofres públicos.

Com a compensação, o tribunal diminuiu o valor das faturas e reduziu o consumo total, tornando sua operação mais sustentável e menos dependente da rede elétrica convencional.

O uso de energia solar pelo TRE-MS reflete uma tendência crescente de órgãos públicos e privados no Brasil em adotar fontes renováveis para reduzir custos e incentivar a sustentabilidade ambiental.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sungrow vê pressão no custo de inversores, mas projeta resiliência e avanço da energia solar no Brasil
19 janeiro 2026 Para a empresa, a reintrodução do imposto de importação de 12,6% sobre inversores e o fim dos descontos de IVA nas exportações da China devem elevar p...