A BYD Indústria de Baterias LTDA está ampliando seus investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Amazonas com o lançamento de um programa educacional voltado à capacitação em energia solar para comunidades ribeirinhas fora da região metropolitana de Manaus. Desenvolvida em parceria com o SENAI, com apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a iniciativa prevê aporte superior a R$ 1,1 milhão e integra os esforços regionais de inovação e desenvolvimento sustentável.
A formação será realizada a bordo da embarcação Samaúma, barco-escola do SENAI, que percorrerá localidades ribeirinhas para capacitar 320 alunos, distribuídos em 16 turmas de 20 estudantes. O conteúdo programático inclui sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, saúde e segurança, tecnologia da informação, sustentabilidade, eletricidade e aplicações práticas da energia solar, preparando os participantes para um mercado em expansão no país.
Segundo o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, a energia solar desempenha papel estratégico em regiões isoladas. “Mais do que uma solução tecnológica, a energia solar é um instrumento de autonomia e desenvolvimento. Projetos educacionais como esse ampliam oportunidades e oferecem ferramentas concretas para a construção de um futuro mais sustentável na Amazônia”, afirma.
Para o diretor regional do SENAI no Amazonas, Rogério Azevedo, a parceria representa um avanço na modernização da formação profissional na região. Ele destaca a trajetória de mais de 45 anos dos barcos-escola Samaúma e Samaúma II, responsáveis pela qualificação de mais de 65 mil alunos em 65 municípios amazônicos. “Atualizar esse trabalho com foco em novas tecnologias reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional”, diz.
Além da capacitação, o projeto avalia soluções energéticas off-grid com baterias de lítio, capazes de fornecer eletricidade de forma independente da rede convencional. A tecnologia é especialmente adequada ao contexto ribeirinho, marcado por limitações de infraestrutura elétrica e uso intensivo de embarcações.
A atuação da BYD no setor solar inclui a produção acumulada de 2,5 milhões de módulos fotovoltaicos e investimentos contínuos no Brasil. A empresa opera um centro integrado em Campinas (SP), que reúne pesquisa e desenvolvimento, produção nacional e pós-venda, além de um laboratório dedicado ao estudo do ciclo completo de produção de módulos fotovoltaicos, inaugurado em 2023, com foco no desempenho das tecnologias em ambientes tropicais.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.