JA Solar em consórcio que constrói fábrica de módulos fotovoltaicos de US$ 210 milhões no Egito

Share

Da pv magazine Global

O Egito iniciou a construção de um complexo de fabricação integrada da Atum Solar, avaliado em 10,5 bilhões de libras egípcias (US$ 210 milhões), em Sokhna, na Zona Econômica do Canal de Suez (SCZONE).

A instalação de 200 m² será composta por três unidades e tem como meta uma capacidade de produção anual de 2 GW de células solares e 2 GW de módulos solares.

De acordo com a SCZONE, a fabricação de células solares será 100% destinada à exportação, enquanto a capacidade de 2 GW de painéis solares e 1 GWh de sistemas de armazenamento de energia terá como alvo os mercados locais e regionais.

A cerimônia de inauguração, realizada na segunda-feira, contou com a presença de representantes dos parceiros do consórcio do projeto e membros dos governos egípcio e emiradense.

Entre os parceiros corporativos estão a gigante chinesa de energia solar JA Solar, a Global South Utilities, sediada nos Emirados Árabes Unidos, a Infinity Capital, do Bahrein, e a AH for Industrial Management and Consulting, do Egito. Executivos seniores das empresas – incluindo o CEO da JA Solar, Li Shaohui – assinaram o contrato de construção do complexo ao lado da área onde as obras estavam sendo iniciadas.

O vice-primeiro-ministro egípcio para o Desenvolvimento Industrial e ministro da Indústria e Transportes, Kamel Al-Wazir, e Waleid Gamal El-Dien, presidente da Autoridade Geral da Zona Econômica do Canal de Suez (SCZONE), também estiveram presentes na assinatura e na cerimônia.

Os políticos egípcios enfatizaram o papel do projeto na substituição de produtos importados por produtos de alta qualidade, fabricados localmente, e na criação de novas oportunidades de exportação. O projeto utilizará alumínio e vidro egípcios como matéria-prima e criará empregos na região.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasil já soma mais de 500 MWh em baterias junto à carga e pode adicionar ao menos 650 MWh em 2026, afirma Sungrow
30 janeiro 2026 Fabricante aponta crescimento exponencial do armazenamento em aplicações residenciais, comerciais, industriais e no agronegócio, impulsionado por apag...