Primeira usina híbrida solar e eólica da Equinor no Brasil entra em operação

Share

A Equinor, por meio de sua subsidiária brasileira Rio Energy, anunciou o início da produção comercial do seu primeiro complexo híbrido de energia no Brasil — o Serra da Babilônia Solar, localizado na Bahia. O empreendimento integra geração solar e eólica, combinando 140 MW de potência solar com 223 MW já existentes de eólica — totalizando 363 MW de capacidade instalada.

De acordo com a empresa, a geração anual estimada do complexo alcançará 236 A energia será comercializada por meio da trading da própria Equinor no Brasil, a Danske Commodities.

Segundo representantes da Equinor, a combinação de fontes solar e eólica aproveita a complementaridade entre os recursos: quando não há vento, pode haver sol; quando o céu está nublado, o vento pode soprar — o que reduz a intermitência típica das renováveis e promove maior estabilidade na oferta de energia. Além disso, a infraestrutura solar usa a estrutura já existente do parque eólico, o que gera economia de escala, redução de custos de operação e manutenção e maior eficiência em comparação a projetos isolados.

Com o Serra da Babilônia Solar, a Equinor consolida sua transição para uma matriz energética mais diversificada no Brasil. O portfólio nacional da empresa já ultrapassa 600 MW de capacidade — somando os parques eólicos e solares operados pela Rio Energy, além de participação em outros ativos em estados como Ceará e Rio Grande do Norte. A decisão reforça a aposta da companhia no país, visto como peça-chave para seu crescimento de longo prazo no setor de energia renovável.

“Projetos híbridos que integram de forma eficiente as tecnologias solar e eólica contribuem para um fornecimento de energia estável e confiável, ao mesmo tempo em que aumentam a criação de valor, em linha com a estratégia da Equinor. Esses projetos, assim como a integração de tecnologias, serão fundamentais para o desenvolvimento de um negócio de energia competitivo”, afirmou o vice-presidente executivo da área de Power da Equinor, Helge Haugane.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Caixa lança financiamento de sistemas fotovoltaicos para famílias com renda até R$ 9.600 mensais
08 dezembro 2025 Por meio do Programa Reforma Casa Brasil da Caixa Econômica Federa, a nova linha de crédito é voltada para o financiamento de reformas, ampliação ou a...