Aeroporto de Natal terá usina solar de 5 MW

Share

O Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, iniciou obras para implantação da usina solar que fornecerá energia ao sítio aeroportuário. Os investimentos são de R$ 24 milhões e as obras têm previsão de duração de 10 meses. A usina terá potência de 5 MW, com 11 mil placas solares instaladas ao lado do pátio do aeroporto, capazes de gerar 1 milhão de kWh por mês. O objetivo é que sistema atenda 100% da demanda do aeroporto.

Segundo o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, o projeto é um dos principais investimentos da concessionária no aeroporto e não está previsto no contrato de concessão, reforçando o compromisso voluntário com inovação e responsabilidade socioambiental.

A empresa contratada é a WSO Solar, de Natal, priorizando a economia circular e a geração de empregos no Rio Grande do Norte. Serão 54 empregos gerados durante a construção da usina.

Além do início da construção da Usina Solar, a Zurich Airport Brasil tem promovido uma série de ações relacionadas ao meio ambiente no aeroporto, como por exemplo, o fornecimento de energia limpa para aeronaves em solo.

Outras ações dizem respeito ao resíduo gerado no aeroporto, que é desviado de aterro, alcançando 90% do quantitativo de resíduo. A ação conta ainda com uma parceria junto a uma cooperativa de reciclagem, gerando emprego e renda para famílias. O Aeroporto de Natal também tem rígido controle quanto ao reuso de água e aplica diariamente medidas de descarbonização.

A Zurich Airport também está instalando um sistema de 1 MWp para atender o aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro, com mais R$ 2,8 milhões em investimentos.

A estratégia também é adotada por outros operadores de aeroportos no Brasil, como a Vinci Airport, que instalou 4,7 MW em diferentes fases para atender o aeroporto de Salvador, na Bahia. Já a CCR anunciou em 2023 que instalaria sistemas fotovoltaicos em sete aeroportos, em cinco estados.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Nova Era Solar Enki obtém licença prévia para 100 MW de solar flutuante
02 dezembro 2025 O projeto Complexo Fotovoltaico Flutuante Anta é composto por 20 usinas fotovoltaicas flutuantes de 5 MW cada, totalizando 100 MW, e será instalado no...