MME assina protocolo de intenções para ampliar a energia renovável na Amazônia

Share

O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou no último sábado (15/11) um protocolo de intenções com a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP). A parceria terá prazo de cinco anos e visa ampliar o fornecimento de energia renovável, empregos e oportunidades econômicas às comunidades remotas da Amazônia. A assinatura ocorreu durante a COP30, em Belém (PA), e visa acelerar a adoção de sistemas solares híbridos, expandir o armazenamento em baterias, fortalecer a capacitação local e ampliar projetos de uso produtivo da energia, promovendo cadeias de valor sustentáveis.

O ministro Alexandre Silveira destacou que essa parceria reforça o compromisso nacional de levar energia renovável e universal a todas as famílias brasileiras. “O Brasil está mostrando que é possível combinar inclusão energética, responsabilidade climática e oportunidade econômica. O protocolo de intenções assinado com a Global Energy Alliance é mais um passo para transformar a ambição climática em ação concreta”, afirmou.

O protocolo apoiará os esforços do MME para eliminar a pobreza energética na Amazônia, onde quase um milhão de brasileiros ainda vivem sem acesso à eletricidade e 2 milhões não conectados à rede nacional de energia. A parceria reforça o compromisso do Brasil de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, fomentar o desenvolvimento econômico local e promover equidade social.

O secretário nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataíde, pontuou que o protocolo é mais um aliado nas ações do programa Energias da Amazônia. “Estamos alinhando investimento e inovação para garantir que a energia limpa impulsione os empreendimentos locais, apoie serviços essenciais e promova o crescimento econômico inclusivo. Isso converge com as nossas diretrizes do Energias da Amazônia, que é o maior programa de descarbonização do mundo. É geração de energia limpa com qualidade para a população”, afirmou o secretário.

O protocolo de intenções vai definir ações conjuntas em financiamento, assistência técnica e intercâmbio de conhecimento para ampliar o acesso à energia renovável e a projetos de uso produtivo na região amazônica, com base nos programas nacionais do Brasil e na missão da Global Energy Alliance de promover energia limpa, acessível e centrada nas pessoas.

A GEAPP é uma aliança global que une filantropia, governos e setor privado para acelerar a transição energética em economias emergentes, focando no acesso universal à energia limpa e na redução de emissões de carbono.

Iniciada na COP 26 pela IKEA Foundation, Rockefeller Foundation e Bezos Earth Fund, a GEAPP aborda os desafios globais de acesso à energia, criação de empregos e sustentabilidade ambiental.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Casa dos Ventos instalará 1,5 GW de usinas solares no Mato Grosso do Sul
14 novembro 2025 Com investimento de R$ 5,12 bilhões, as duas primeiras usina tem entrada em operação prevista em junho e julho de 2026, somando 891 MW, e a terceira...