Opes Solar Mobility inicia produção de módulos VIPV

Share

Da pv magazine Global

A Opes Solar Mobility abriu o que afirma ser a primeira unidade de produção da Europa para energia fotovoltaica integrada a veículos (VIPV) em Zwenkau, perto de Leipzig, Alemanha. A instalação, de aproximadamente 12.000 metros quadrados, fabricará módulos fotovoltaicos flexíveis para veículos comerciais e recreativos e deverá criar cerca de 120 empregos.

Os módulos são projetados para vários tipos de veículos, incluindo vans de campismo, reboques refrigerados, ônibus de transporte público e cabines de caminhão. Eles fornecem energia solar aos consumidores elétricos em veículos a diesel e elétricos para aumentar o alcance e a vida útil da bateria.

A empresa informa que as entregas iniciais irão para mais de 15 parceiros e clientes na Europa, África e América do Sul, com colaborações adicionais planejadas.

A Opes Solar Mobility desenvolveu a tecnologia com parceiros, incluindo o Centro Fraunhofer de Fotovoltaicos de Silício (Fraunhofer CSP) e o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar (Fraunhofer ISE).

A produção usa a arquitetura de matriz patenteada da Opes Solar Mobility, na qual as células solares são conectadas em uma grade semelhante a uma malha. Esse projeto reduz as perdas de rendimento causadas por sombreamento parcial causado por estruturas de teto, sombra ou sujeira e aumenta a resistência do módulo a vibrações e choques durante a condução.

“Estamos industrializando uma nova tecnologia que já está gerando ampla demanda internacional”, diz Robert Händel, diretor administrativo da Opes Solar Mobility.

De acordo com Martin Heinrich, da Fraunhofer ISE, o potencial técnico para módulos fotovoltaicos em veículos comerciais em toda a União Europeia é de cerca de 70 GW, equivalente a aproximadamente seis milhões de caminhões e 30 milhões de vans.

“O potencial médio de economia por veículo é de 10% a 15% das emissões de CO2”, disse Heinrich.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Leilão de baterias deve ocorrer em abril de 2026
28 outubro 2025 A expectativa é que uma consulta pública com duração de 20 dias seja aberta em novembro para definir as bases que guiarão o edital da concorrência a s...