A Espanha reconheceu formalmente o armazenamento de energia como uma tecnologia essencial para apoiar a flexibilidade da rede e integrar a eletricidade renovável. Projetos híbridos de energia renovável com armazenamento agora podem reter a receita integral da eletricidade armazenada, garantindo que não sejam penalizados pela instalação de baterias.
A atualização concede aos locais de energia renovável com armazenamento a mesma prioridade de redespacho que as usinas renováveis autônomas e exige que os operadores forneçam telemetria em tempo real ao operador do sistema. Espera-se que essas mudanças melhorem a estabilidade do sistema, recompensem a geração flexível e aumentem a competitividade dos projetos de energia limpa com integração ao armazenamento.
O Decreto Real (DR) 917/2025 reconhece o papel do armazenamento na gestão e estabilização do sistema elétrico, em linha com o Regulamento da União Europeia (UE) 2019/943, que define o armazenamento como uma tecnologia que proporciona flexibilidade e permite maior integração de energias renováveis.
Embora o DR 917/2025 defina o armazenamento como uma categoria operacional do sistema elétrico espanhol, ele não atribui um status de remuneração independente de locais de energia limpa, de modo que as instalações de armazenamento autônomas continuarão a depender dos mercados de energia ou de subsídios de leilões de aquisição, como os concedidos pelo mecanismo de capacidade.
Fim da “geração não gerenciável” e nova prioridade de despacho
A legislação atualizada elimina o conceito de geração não gerenciável e incorpora expressamente o armazenamento. Também especifica a ordem de prioridade para o redespacho descendente de eletricidade não comercializada nos mercados de energia.
De acordo com as novas regras, a energia renovável tem prioridade, incluindo a eletricidade proveniente de usinas com armazenamento, desde que a capacidade de armazenamento seja inferior à capacidade de geração. A cogeração de alta eficiência, incluindo com armazenamento, tem prioridade secundária, seguida por todas as outras tecnologias. Nesse contexto, o operador do sistema (OS/REE) pode priorizar os locais que mais contribuem para a segurança e a qualidade do fornecimento, de acordo com o RD 917/2025.
Ajustes à rentabilidade regulada
O decreto ou legislação também leva em consideração os baixos preços da eletricidade na Espanha e seu impacto sobre os operadores de usinas de energia limpa.
Atualmente, cerca de 62.000 usinas que operam sob o regime “ReCoRe” têm suas receitas reduzidas caso produzam menos do que um número mínimo de “horas de operação equivalentes”. Esse valor mínimo é calculado de acordo com o volume de eletricidade vendida em relação à capacidade nominal de geração de energia. A energia reduzida não é contabilizada na eletricidade vendida, assim como a energia fornecida durante o horário de preço zero. O RD 917/2025 especifica que a redução não reduzirá mais as horas de operação equivalentes, nem o fornecimento de eletricidade em horário de preço zero, desde que as usinas estejam gerando por pelo menos seis horas a preço zero.
Obrigações técnicas e de telemetria ampliadas
O decreto também estenderá os requisitos para que usinas de geração de energia renovável sejam atribuídas a centros de controle da rede e estipula que as instalações de armazenamento devem enviar telemetria em tempo real para a operadora do sistema Red Eléctrica de España (REE) e receberão instruções de operação. O requisito de telemetria se aplicará a locais de armazenamento de pelo menos 5 MW no continente e de pelo menos 500 kW em outros locais, e entrará em vigor em 1º de junho. As instalações de armazenamento também precisarão se conectar a um centro de controle de geração e demanda da rede. Projetos de energias renováveis com armazenamento precisarão fornecer telemetria desagregada referente à geração e ao armazenamento separadamente.
Para continuar lendo, visite nosso site ESS News.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.