Incêndio em subestação provoca apagão na madrugada

Share

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que à 0h32 desta terça-feira (14/10) uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Segundo o operador, o apagão teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.

O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreu em até uma hora e 30 minutos após o início da ocorrência e todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2 horas e 30 minutos após a ocorrência.

Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira, 17/10.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Descarbonização na Amazônia prepara Aggreko para competir no leilão de armazenamento
28 novembro 2025 Companhia conduz agora engenharia, regularização fundiária e aquisição de equipamentos para hibridizar 24 localidades nos sistemas isolados com109 MWp...