Incêndio em subestação provoca apagão na madrugada

Share

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que à 0h32 desta terça-feira (14/10) uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Segundo o operador, o apagão teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.

O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreu em até uma hora e 30 minutos após o início da ocorrência e todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2 horas e 30 minutos após a ocorrência.

Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira, 17/10.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Problemas operacionais atingem retornos em um quinto dos projetos de armazenamento de baterias
14 outubro 2025 Um relatório recente da empresa de inteligência de baterias Accure revela que, embora a maioria dos sistemas de armazenamento de energia de bateria (B...